18 C
Cuiabá
segunda-feira, maio 20, 2024
spot_img

NATUREZA NA VEIA – Moringa, árvore da vida

Por Ademir Galitzkt

Surgiu na Índia por volta de 1920. Não se trata daquela moringa que geralmente usamos para colocar água. É uma espécie de árvore, conhecida como a árvore da vida, que por volta de 1943, era o único alimento na cidade de Bengala, na Índia. Morreu de 3,5 a 4,5 milhões de pessoas, na grande fome que assolou o mundo, a maioria dessas pessoas eram indianas.

Tradicionalmente, pode se usar da moringa as folhas, as sementes, as cascas, as flores e até as raízes são usadas – como alimento. Para restaurar a saúde do ser humano, devido às suas qualidades terapêuticas, e pelas proteínas e sais minerais e riqueza em aminoácidos, ela também tem uma quantidade significativa de vitaminas, como vitamina C, b1, b2, b3 e b6. Na moringa também encontramos cálcio, fósforo, potássio, ferro, magnésio, zinco e pouca gordura. O que tem ajudado a prevenir e curar várias doenças, como problemas de fígado, diabetes, proteção para os olhos, melhora a saúde cardiovascular, problemas nos ossos, ótima na cicatrização de feridas, para cabelos e pele, além de possuir ações antibacterianas, anti-inflamatórias, antifúngicas.

Algumas pesquisas apontam que na composição da moringa há mais de 100 vitaminas e ela auxilia no combate de mais de 300 doenças. Inclusive, foi por acaso que se descobriu que a moringa poderia ser usada como alimento. Alguns animais comiam as folhas da árvore, já que não havia muitas opções de alimento, durante a grande fome. Nesse momento, perceberam que as vacas estavam bem nutridas e aparentavam sinais de fome. Pesquisando mais afundo para ver o que elas comiam, perceberam que se alimentavam das folhas da parte baixa das árvores de moringa. Hoje há plantações de moringa em todas as partes do mundo, mas poucas pessoas possuem o conhecimento desta façanha. Em comparação com outros alimentos, a moringa possui vinte vezes mais cálcio que o leite, vinte e cinco mais ferro que o espinafre, dez vezes mais proteína e vitamina que a cenoura, dez vezes mais proteína que os iogurtes em geral, duas vezes mais proteína que o ovo e duas vezes mais vitamina C que a laranja.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS