26 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 8, 2024
spot_img

MT contrata empresa para elaborar projeto de túnel na MT-251, mas ainda não tem aval do ICMBio para realizar obra

A construção do túnel só sairá do papel mediante autorização da instituição, que é responsável pela administração do Parque Chapada dos Guimarães

Por Kamila Arruda, Leiagora

Com intuito de pôr fim ao imbróglio envolvendo o Portão do Inferno, o Governo do Estado pretende construir um túnel na MT-251. Para tanto, está contratando uma empresa para fazer o projeto de engenharia, o qual será apresentado para o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

A construção do túnel, no entanto, só sairá do papel mediante autorização da instituição, que é responsável pela administração do Parque Chapada dos Guimarães.

A MT-251 é uma estrada-parque administrada pelo governo de Mato Grosso. No entanto, todo o entorno da rodovia faz parte do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, uma área federal.

Vale lembrar, contudo, que a construção desse túnel vem sendo discutida antes mesmo dos recentes deslizamentos. No início deste mês, a secretária de Meio Ambiente Mauren Lozzaretti disse que o Governo do Estado já havia sugerido essa medida ao ICMBio, mas que a instituição não havia dado nenhum retorno.

O fato de o ICMBio administrar o Parque dificulta as ações por parte do Governo do Estado, uma vez que não pode ser realizada nenhuma intervenção sem previa autorização da entidade.

Por conta disso, o governador Mauro Mendes (União) tem brigado para garantir a estadualização do Parque Chapada dos Guimarães.

Pista interditada

Desde a manhã desta terça-feira (26), o trecho que vai da Salgadeira até a Casa do Mel está interditado. A medida foi adotada após uma vistoria realizada no local.

Acontece que, durante a madrugada choveu, encharcando o solo, o que tornou perigoso o trânsito no local. Isso, porque o tráfego de veículo pode ocasionar abalo na estrutura, o que pode desencadear um deslizamento de terra e também prejudicar a estrutura do viaduto existente no trecho.

“Um laudo está sendo realizado, por um geólogo especialista, e deve ficar pronto até o fim do dia, onde trará a análise de como está a estrutura do entorno do viaduto por onde passam os veículos no Portão do Inferno”, informou a Sinfra.

A solução emergencial será a instalação de uma cortina de contenção no trecho do Portão do Inferno, a fim de assegurar a segurança daqueles que passam pela MT-251.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS