Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lula reage à decisão dos EUA sobre PCC e Comando Vermelho

publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi surpreendido pela decisão do governo de Donald Trump de classificar o PCC e o Comando Vermelho como Organizações Terroristas Estrangeiras. Nos bastidores, o Palácio do Planalto avalia que a medida representa uma afronta à soberania nacional e estuda uma reação diplomática ao anúncio feito pelos Estados Unidos.

Segundo auxiliares do governo, Lula não gostou da forma como a decisão foi comunicada e considera até mesmo conversar diretamente com Trump por telefone. Integrantes do Planalto afirmam que o presidente brasileiro defende cooperação internacional no combate ao crime organizado, mas rejeita qualquer possibilidade de intervenção externa.

O governo também avalia que a decisão pode ter sido influenciada pela ala mais radical da gestão norte-americana e pela atuação do senador Flávio Bolsonaro, que esteve recentemente na Casa Branca e teria defendido a adoção da medida junto ao governo dos EUA. A avaliação interna é de que o anúncio sem diálogo prévio desagradou o Itamaraty e o Ministério da Justiça.

Na quinta-feira (28), Lula se reuniu e conversou por telefone com ministros e integrantes da cúpula do governo, entre eles o chanceler Mauro Vieira, o ministro da Justiça, Wellington César, e o ministro da Fazenda, Dario Durigan. O presidente pediu estudos sobre os impactos econômicos e diplomáticos da decisão americana e possíveis prejuízos à cooperação bilateral no combate ao crime organizado.

Leia Também:  Jorge Messias destaca fé evangélica e defende Estado laico em sabatina no Senado

Apesar da mobilização, o governo ainda não definiu quando fará uma manifestação oficial. Internamente, a orientação é adotar um discurso firme em defesa da soberania brasileira, evitando qualquer interpretação de apoio às facções criminosas. Integrantes da comunicação do Planalto defendem que Lula trate do assunto publicamente ainda nesta sexta-feira (29), durante agenda em Sergipe.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade