O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (25) que o Brasil não aceitará interferências estrangeiras nas eleições de 2026. Durante convenção que oficializou a candidatura de Fernando Haddad (PT) ao Governo de São Paulo, o petista declarou que quem “vier de fora” para tentar influenciar o pleito “vai apanhar muito” e reforçou que o futuro do país será decidido pelos 157 milhões de eleitores brasileiros.
A declaração ocorre um dia após o Ministério das Relações Exteriores negar visto a dois funcionários do governo dos Estados Unidos que viriam ao Brasil. Segundo reportagem do jornal The Washington Post, a comitiva pretendia questionar a confiabilidade das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral brasileiro.
No discurso, Lula afirmou que o Brasil é um país soberano, defendeu a manutenção de boas relações com outras nações e disse que “ninguém de fora” deve “meter o dedo” nas eleições brasileiras. O presidente também voltou a defender investimentos na área de defesa para impedir interferências externas.
“O aviso está dado. O Brasil é soberano, o Brasil quer manter relações com todos os países do mundo, o Brasil não quer guerra, o Brasil quer paz, o Brasil não quer ódio, o Brasil quer amor, o Brasil não quer fazer futrica, o Brasil quer trabalhar”, disse Lula.
Nos últimos meses, integrantes do governo têm reforçado o discurso de defesa da soberania nacional em meio ao aumento das tensões diplomáticas com os Estados Unidos, que anunciaram novas tarifas sobre produtos brasileiros.
Da redação com informações da CNN.

















