O deputado federal José Medeiros (PL) reagiu com contundência ao voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que admitiu nesta terça-feira (21) a ocorrência de “injustiças” nos julgamentos de acusados pelos atos de 8 de janeiro. Para o parlamentar, o posicionamento do magistrado é “emblemático” e representa uma reviravolta simbólica no cenário jurídico e político do país.
“Hoje o ministro Fux deu um voto histórico. Ele reconheceu que, em meio à pressa e à pressão, foram cometidas injustiças nos julgamentos do 8 de janeiro. Isso é muito importante porque mostra que sempre tivemos razão desde o início”, afirmou Medeiros, em tom de desabafo.
O deputado criticou duramente o tratamento dado aos réus, classificando as condenações como desproporcionais e incompatíveis com o Estado Democrático de Direito. “Tem senhoras condenadas a 14 ou 15 anos de prisão simplesmente por estarem na grama, sem sequer terem entrado no Congresso. Isso é um absurdo que mancha a Justiça brasileira”, disparou.
Durante a sessão, o ministro Fux reconheceu que parte de seus votos anteriores “incorreu em injustiças que o tempo e a consciência já não permitiam sustentar”, ao analisar o núcleo 4 do processo sobre suposta tentativa de golpe. Ele sinalizou que deve absolver réus acusados de crimes como tentativa de golpe, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.
Para Medeiros, o gesto do ministro reacende o debate sobre os excessos cometidos nas investigações e reforça o clamor por revisão das penas. “É apenas um voto, mas carrega um peso enorme. Esse posicionamento lança luz sobre a necessidade de resgatar a justiça e a credibilidade do Judiciário brasileiro”, concluiu.





























