Um jovem de 28 anos foi resgatado na tarde de quarta-feira (10) após passar três dias perdido na floresta da Serra da Morena, em Juína (735 km de Cuiabá). A operação foi realizada pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e pelo Corpo de Bombeiros, que mobilizaram 12 agentes por cerca de 48 horas para localizar e retirar a vítima da área de difícil acesso.
A 14ª Companhia Independente de Bombeiros Militar recebeu a ocorrência na terça-feira (9) e acionou o Ciopaer devido ao terreno montanhoso, à vegetação densa da Floresta Amazônica e à longa distância a ser percorrida no interior da mata. As buscas contaram com quatro bombeiros, nove operadores do Ciopaer e o apoio de um indígena da etnia Cinta Larga.
As equipes iniciaram a incursão por terra, mas as condições climáticas impediram o resgate aéreo no primeiro dia. Diante do estado debilitado do jovem, uma aeronave lançou kits de sobrevivência com alimentos, água e itens de aquecimento na manhã seguinte.
Com a melhora do tempo, o resgate foi concluído à tarde. O jovem, morador de Cuiabá, foi encaminhado a uma unidade de saúde em Juína, onde recebeu atendimento médico e se reencontrou com a família.
Fonte: Governo MT – MT

















