27 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

ALMT instala CST para discutir construção da Ferrovia Ferrogrão

Por João Pedro Marques, com Gabriel Duenhas e Emanuelle Caroline

Foi instalada na quarta-feira (10), a Câmara Setorial Temática para discutir a Ferrovia Ferrogrão (EF-170), pensada para ligar a cidade de Sinop – norte de Mato Grosso – ao Porto de Itaituba, no Pará. O projeto do modal teve andamento paralisado por decisão liminar do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa determinação judicial suspendeu, em 2021, a eficácia da Lei Federal nº 13.452/2017, que alterava limites do Parque Nacional do Jamanxim para instalação da ferrovia em áreas a serem excluídas da unidade de conservação localizada no Pará.

Imagem: ALMT

Empréstimo a MT

Um pedido de vista do deputado estadual Wilson Santos (PSD) adiou a votação do Projeto de Lei 855/2023, mensagem governamental 32/2023, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Internacional para Reconstrução do Desenvolvimento (BIRD), com garantia da União, até o valor de US$ 180 milhões de dólares. Além do pedido de vista, os deputados aprovaram requerimento do deputado Lúdio Cabral (PT), convidando o secretário de Fazenda do Estado, Rogério Gallo, para vir à Assembleia Legislativa a fim de discutir a mensagem governamental.

Imagem: ALMT

Cidadão mato-grossense

Procuradores que atuam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e o advogado e professor Fredie Souza Didier Júnior foram agraciados com títulos de cidadão mato-grossense. As honrarias foram concedidas pela presidente em exercício do parlamento estadual, deputada Janaina Riva (MDB), na tarde desta quarta-feira (10), em reconhecimento às contribuições prestadas ao estado. Em sua fala ao realizar a entrega das homenagens, Janaina Riva destacou os trabalhos desenvolvidos pelos procuradores em defesa do legislativo estadual e também da sociedade mato-grossense.

Imagem: ALMT

Cuiabá

Informações sobre contratos

A vereadora Edna Sampaio (PT) encaminhou à interventora do governo do estado, Danielle Pedroso Dias Carmona Bertucini, requerimento de informações sobre todos os contratos pactuados pela Secretaria Municipal de Saúde junto a empresas privadas prestadoras de serviço ainda em vigência. Ela pede que o documento contenha data de início, serviços prestados, valores pagos e valores globais dos contratos. Segundo a vereadora, um dos objetivos é observar em que setor há mais privatização e fazer relação com os problemas que estão sendo encontrados pela intervenção.

Imagem: Câmara de Cuiabá

“CPI dos Consignados”

Autor do requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Consignados, o vereador Jeferson Siqueira (PSD), explicou durante entrevista à rádio Cultura FM, na quarta-feira (10), que o relator, membro e suplentes da comissão deverá ser escolhidos entre as maiores bancadas da Câmara Municipal de Cuiabá. Salientando acreditar em um consenso entre os 25 vereadores.

Imagem: Câmara de Cuiabá

“Conexão é Poder”

O segundo encontro do projeto “Conexão é Poder” deu início a etapa das aulas práticas de marketing, e educação financeira. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e visa conectar e auxiliar mulheres de baixa renda a empreenderem. O projeto foi elaborado pela vereadora Maysa Leão (Republicanos), em parceria com a Câmara e sociedade civil organizada.  A parlamentar e educadora digital, destacou a importância da conexão com os clientes. “É um processo de repetição diário, mas super necessário. As postagens têm que mostrar bastidores, interação e resultados que agregam valor ao produto”, destacou Maysa.

Imagem: Câmara de Cuiabá

Barra do Bugres

A vereadora Cleide Oliveira (Progressistas), professora efetiva do município e lotada na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Silvana de Souza Daniel, comemorou e parabenizou todos os profissionais da educação municipal, em especial os da sua escola, pelo o empenho e dedicação de todos para que a unidade chegasse entre as 10 melhores de Mato Grosso. A informação foi dada nesta terça-feira, (09). A professora conta que, dos 141 municípios, Barra do Bugres estava em 20º, agora entre as 10 melhores do estado.

Imagem: Câmara de Barra do Bugres

Rondonópolis

Integrantes da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Rondonópolis estão acompanhando de perto o processo de votação do Programa Vereador Mirim.
São mais de 50 candidatos, estudantes da Rede Pública de Ensino e também de escolas particulares, dos quais serão eleitos 19 vereadores mirins – 02 serão indicados pelo Poder Judiciário, através da Juíza Maria das Graças Gomes da Costa, da Vara da Infância e Juventude.

Imagem: Câmara de Rondonópolis

Cáceres

Moradores sem luz e internet

Caminhões de boi estão deixando moradores de diversos bairros de Cáceres sem energia e internet. O problema foi trazido à tona pela vereadora Valdeníria Dutra, durante sessão ordinária de segunda-feira (09). Ocorre que esses veículos, por serem altos, estão arrebentando os fios de postes, e ocasionando uma série de transtornos aos cacerenses. No gabinete da vereadora já chegaram inúmeros relatos de moradores de bairros como Cavalhada 1 e 2, Vila Irene e Jardim Celeste, que estão sofrendo com a falta de energia ou ficando sem internet.

Imagem; Câmara de Cáceres

Portas de detector de metais nas escolas

Um projeto de lei que pensa no futuro da segurança dos estudantes e profissionais da educação de Cáceres. Assim foi vista, pelos vereadores e vereadoras, a medida que torna obrigatória a instalação de portais detectores de metais e câmeras de vigilância nas escolas da rede pública municipal. Segundo o vereador Rubens de Macedo (PTB), autor do projeto, a medida foi pensada para ser implantada de médio a longo prazo, a partir do Plano Diretor do Município, e da realidade orçamentária das contas da gestão municipal.

Imagem: Câmara de Cáceres

 

 

 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS