O 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv) foi encerrado nesta sexta-feira (26.6), em Cuiabá, consolidando Mato Grosso como referência nacional no preparo técnico de profissionais que atuam no resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar a vítimas de acidentes de trânsito. O evento também reforçou o papel estratégico da formação continuada diante da alta complexidade das ocorrências nas rodovias brasileiras.
Durante três dias, o evento reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, gestores públicos e especialistas de 26 estados, do Distrito Federal e de países como Portugal, Argentina, Peru e Costa Rica, no Parque Novo Mato Grosso. Mais do que promover a troca de experiências, o congresso reforçou a importância da qualificação permanente das equipes responsáveis pelo atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, uma das principais causas de mortes e internações no Brasil.
Na solenidade de encerramento, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, destacou os impactos humanos, sociais e econômicos provocados pelos acidentes de trânsito e reforçou a necessidade de investir continuamente na capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente do resgate e do salvamento.
Para o comandante, a realização do congresso em Mato Grosso ganha ainda mais relevância diante da extensa malha rodoviária do Estado, uma das maiores do país, e do crescente fluxo de veículos.
Os acidentes de trânsito figuram entre os principais desafios da saúde pública no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, milhares de pessoas morrem todos os anos em sinistros viários, enquanto centenas de milhares necessitam de atendimento hospitalar. Além das perdas humanas, os acidentes geram um alto impacto econômico, considerando gastos com saúde, previdência, perda de produtividade e danos materiais.
“Os acidentes de trânsito geram um custo de cerca de R$ 50 bilhões por ano para o Brasil. Esse número, por si só, demonstra a importância de estarmos reunidos aqui para promover eventos como este. Tenho certeza de que todos sairão daqui ainda mais motivados a seguir treinando, aperfeiçoando técnicas, debatendo o tema e compartilhando conhecimento para que possamos melhorar, cada vez mais, a forma de prestar os serviços de emergência à população brasileira”, afirmou o comandante.
A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho, ressaltou que o maior patrimônio da corporação é o investimento contínuo na capacitação de seus militares e afirmou que o 2º Conesv comprova o amadurecimento institucional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, hoje capaz de produzir, difundir e compartilhar conhecimento técnico em resgate e salvamento com corporações e profissionais de todo o país.
“Nosso Estado avançou muito, mas o mais importante é o investimento no capital humano. São as pessoas que fazem a diferença na linha de frente, tanto nas ocorrências de resgate quanto de salvamento. Este evento demonstra o quanto a nossa corporação está madura e preparada. Espero que todos levem a mensagem de que Mato Grosso é um estado formado por pessoas comprometidas em fazer o melhor pela população”, destacou.
A vice-presidente da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abras), coronel BM RR Karina Ferreira Ribeiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, ressaltou que a qualidade técnica da programação e a organização do congresso transformaram o evento em uma referência nacional para a área.
Ao longo da programação, os congressistas participaram de painéis técnicos e aperfeiçoaram seus conhecimentos nos cursos Stop the Bleed e Rescue Training, além das competições práticas do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma e do Holmatro Experience. As atividades reproduziram cenários realistas de acidentes de diferentes naturezas, envolvendo veículos de passeio, ônibus, carretas e ocorrências com produtos perigosos, permitindo às equipes aperfeiçoar a tomada de decisão sob pressão, fortalecer o trabalho integrado e ampliar a aplicação de protocolos internacionais de resgate e atendimento pré-hospitalar.
A realização de treinamentos com alto grau de realismo é fundamental para preparar os profissionais que atuam nas emergências. Em ocorrências graves, a resposta rápida, coordenada e tecnicamente qualificada das equipes pode ser decisiva para preservar vidas, reduzir sequelas e aumentar as chances de recuperação das vítimas. Por isso, a capacitação contínua é considerada um dos principais pilares para a excelência dos serviços de resgate e salvamento, segundo a coronel.
“É uma honra estar aqui em Mato Grosso pela primeira vez. Foi um evento primoroso. Estes dias foram marcados por muitos desafios, aprendizados e troca de experiências. Reunimos diversas instituições, equipes de saúde, bombeiros, especialistas e profissionais de diferentes áreas, além de palestras de alto nível. Essa integração não tem preço. O conhecimento compartilhado aqui proporciona um aprendizado que vai muito além de qualquer sala de aula”, concluiu a coronel.
Além do fortalecimento técnico das equipes, o congresso deixou como legado a integração entre corporações e instituições de diferentes estados e países.
“A troca de experiências e a padronização de protocolos reforçam a atuação conjunta e elevam a qualidade das operações de resgate e atendimento a emergências em todo o Brasil. A expectativa é que o conhecimento compartilhado no 2º Conesv resulte em respostas mais rápidas, seguras e eficientes, contribuindo para salvar mais vidas”, concluiu o major BM Rivaldo Miranda, coordenador técnico do congresso.
Fonte: Governo MT – MT

















