A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou nesta quinta-feira (7) a suspensão da fabricação, venda e distribuição de dezenas de produtos da marca Ypê após identificar risco de contaminação microbiológica em itens produzidos na fábrica da empresa em Amparo, no interior de São Paulo.
Segundo a Anvisa, uma inspeção técnica constatou falhas em etapas críticas do processo produtivo, comprometendo as Boas Práticas de Fabricação. A agência afirmou que os problemas nos sistemas de controle de qualidade indicam possibilidade de contaminação por microrganismos. A medida também determina o recolhimento dos produtos afetados.
A decisão atinge detergentes, desinfetantes e lava-roupas líquidos da Ypê e Tixan Ypê pertencentes a lotes cuja numeração termina em “1”. Entre os itens listados estão Lava Louças Ypê, Lava-Louças Concentrado Ypê Green, Lava Roupas Líquido Tixan Ypê e Desinfetante Bak Ypê.
Em nota, a Ypê afirmou que recebeu a decisão com “indignação” e classificou a medida como “arbitrária e desproporcional”. A empresa informou que vai recorrer e disse possuir laudos independentes que comprovam que os produtos são seguros para uso. A Anvisa orienta os consumidores a suspenderem imediatamente o uso dos produtos afetados e procurarem o SAC da empresa para informações sobre o recolhimento.
















