Um funcionário do governo dos Estados Unidos que atuava no Brasil deixou o país após medidas de reciprocidade adotadas pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). A decisão foi tomada em resposta a ações do governo norte-americano envolvendo autoridades brasileiras.
O agente Michael Myers trabalhava desde 2024 em cooperação com a Polícia Federal na troca de informações entre os dois países. Ele deixou o Brasil na quarta-feira (23), após ter o visto cancelado e as credenciais retiradas.
Segundo o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, outro cidadão norte-americano teve o acesso ao órgão suspenso, mas permanece no país. “Um teve temporariamente o acesso cortado à PF por mim. Outro teve o visto cancelado e determinado seu retorno aos Estados Unidos pelo MRE”, afirmou.
A medida foi adotada após o governo do então presidente Donald Trump determinar a saída de um delegado brasileiro que atuou no caso envolvendo Alexandre Ramagem. O princípio da reciprocidade prevê que países adotem tratamento equivalente nas relações diplomáticas.
De acordo com a Polícia Federal, a decisão foi comunicada de forma verbal, seguindo o mesmo procedimento adotado pelas autoridades norte-americanas. Myers deixou o país antes mesmo de ser formalmente notificado.
















