MATO GROSSO

Vereadora cobra da Prefeitura de Cuiabá apoio nutricional e psicológico a crianças com autismo

publicidade

publicidade

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) defendeu, nesta terça-feira (9), que a Prefeitura de Cuiabá implemente políticas para apoiar crianças com autismo que apresentam seletividade alimentar nas escolas da rede municipal.

Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (10.07), a vereadora Maysa Leão (Republicanos) chamou atenção para os impactos da dificuldade alimentar em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo ela, esse quadro afeta diretamente a saúde e o desenvolvimento das crianças.

“Agente pouco olha a nutrição e muitos desses casos tem seletividade alimentar bastante expressiva. Tem crianças autistas, já grandes, que só se alimentam de leite, por exemplo. Elas vão ficando com a saúde deteriorada. Como essa criança vão aprender ou desenvolver outras habilidades com carência de vitaminas ou se ela não está conseguindo se alimentar?”, questionou.

A parlamentar explicou que a dificuldade alimentar entre crianças com autismo vai além da simples recusa a determinados alimentos. Segundo ela, o problema está frequentemente relacionado à sensibilidade sensorial — envolvendo cheiros, texturas, cores e até a temperatura dos alimentos — o que leva a uma alimentação extremamente restrita e, em muitos casos, prejudicial à saúde.

Leia Também:  Fávaro e Jayme Campos criticam decisão que restabeleceu moratória da soja

Maysa Leão também defende que o tratamento da seletividade alimentar em crianças com autismo inclua acompanhamento psicológico e nutricional, com orientações aplicadas nas escolas. Ela propõe a criação de um ambulatório de nutrição voltado ao público com TEA, mas afirma que, por ora, o foco é implantar um modelo de atendimento diferenciado na rede municipal.

“A gente pode melhorar a qualidade de vida dessas pessoas com ações simples, dentro da estrutura que já existe. Agente pode melhorar o serviço ofertado e conseguir levar soluções viáveis para as famílias”, finalizou.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Slide anterior
Próximo slide

publicidade