25 C
Cuiabá
sábado, maio 11, 2024
spot_img

São Benedito é tema de homenagem no Museu de Artes Sacras

Vanessa Moreno

‘Ele é Negro, Ele é Santo, é Bonito, Viva São Benedito’ é o tema da exposição que entra em cartaz no próximo domingo, dia 25, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT). A artista é Rosylene Pinto, que através de suas esculturas contemporâneas feitas em cerâmica, homenageia o padroeiro dos negros, dos cozinheiros e dos pobres, São Benedito.

Em suas técnicas, Rosylene apresenta o santo em suas diversas expressões, destacando a sua presença, diversidade iconográfica e sua história marcante na cultura brasileira. De acordo com a artista, a exposição é um reflexo de sua própria relação com São Benedito, e com seu pai, que carrega o mesmo nome e também tem a mesma devoção.

Rosylene Pinto usa a cerâmica para dar forma a personagens com histórias que marcaram e marcam a identidade cultural do povo (Foto: Divulgação)

“Todas as noites, meu pai sentava na cama e rezava antes de dormir, ao lado de uma grutinha de São Benedito. Eu também tenho uma relação muito forte com o santo, morei perto, fiz a primeira comunhão e me casei na igreja de São Benedito, em Cuiabá. Essa mostra é um projeto de devoção, fé e expressão cultural que retomo com muita satisfação”, conta a artista.

A exposição marca a temporada de festejos dedicados a São Benedito e seguirá fica em cartaz até o dia 08 de outubro de 2023. A visitação pode ser feita de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h e o valor da entrada é de R$ 5 meia e R$ 10 inteira. O Museu está localizado na Praça do Seminário, bairro Dom Aquino, em Cuiabá.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS