Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rio do Sul é a primeira cidade do Brasil a usar Inteligência Artificial no Portal da Transparência

publicidade

O município de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, tornou-se o primeiro do país a incorporar uma inteligência artificial ao seu Portal da Transparência, dando um passo inédito na modernização da gestão pública e no acesso às informações pela população.

Desde a última quinta-feira (23), os moradores já podem interagir com a IA Dara, desenvolvida pela govtech IPM Sistemas, para consultar dados públicos de forma simples e intuitiva. A ferramenta permite buscas por texto ou comando de voz, trazendo respostas diretas sobre licitações, folha de pagamento e demais informações do portal.

Mais do que exibir resultados, a IA também apresenta a lista dos documentos oficiais usados como base, garantindo transparência e rastreabilidade das informações. O recurso facilita a navegação em um ambiente que, até então, exigia conhecimento técnico ou múltiplos filtros para encontrar o que se procurava.

Para a secretária de Administração, Laiana da Silva Ossemer, a adoção da tecnologia reforça a vocação inovadora de Rio do Sul.

“A cidade sempre esteve à frente no uso de soluções tecnológicas. Quando a IPM apresentou a IA Dara, não tivemos dúvidas em adotar. Integrada ao sistema da transparência, ela torna o acesso do cidadão muito mais fácil e direto, mesmo em meio a uma grande quantidade de dados públicos”, afirmou.

Leia Também:  Vice-prefeito de Várzea Grande sugere uso de antigo terminal do VLT para hospital ou mercado municipal

Com a iniciativa, Rio do Sul consolida-se como referência nacional em governo digital, aproximando o poder público da sociedade e fortalecendo o princípio da transparência ativa, em que o cidadão não apenas tem acesso à informação — mas consegue entendê-la e utilizá-la.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade