O ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) fez duras críticas ao Centrão e afirmou que mantém as mesmas convicções políticas desde antes de integrar o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em tom contundente, Salles atacou o fisiologismo partidário e acusou grupos políticos tradicionais de se beneficiarem de governos de diferentes espectros ideológicos.
Durante a declaração, o parlamentar afirmou que suas posições políticas sempre estiveram acima de relações pessoais e disse enxergar no Centrão um dos principais problemas estruturais da política brasileira. Segundo ele, a prática do toma-lá-dá-cá e a busca por cargos e verbas enfraquecem o país.
“As minhas convicções estarão sempre acima de relações pessoais. E algo que eu venho combatendo há muitos anos, que é essa corrupção do Centrão. Eu digo que a esquerda é muito ruim para o Brasil, mas o Centrão é ruim também. A má postura do Centrão, o fisiologismo, o patrimonialismo, a corrupção, sempre associada a essas ações do Centrão, e o Brasil precisa se livrar dessa turma”, disparou.
Salles também comentou a relação entre integrantes do bolsonarismo e lideranças do Centrão, citando diretamente o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Para o deputado, os partidos do bloco político mantêm influência sobre qualquer governo que esteja no poder.
“O senador Flávio, a família do Bolsonaro, foi abduzido, ou seja, o Centrão acabou capitaneando eles. Quem manda no Centrão? O Centrão é o Valdemar, né? O Valdemar, como líder do PL, que antes era o PR, que participou do governo da Dilma, que participou do governo do Lula. Enfim, toda a história do Centrão se confunde com o PL e com o PR”, afirmou.
Na sequência, o deputado federal criticou o que chamou de políticos sem princípios ideológicos e voltou a citar casos recentes de escândalos nacionais envolvendo corrupção e desvios. Salles ainda fez referência ao presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, apontado por ele como exemplo de um modelo político baseado em interesses.
“São os partidos que, há 20 anos, esses partidos do Centrão estão mamando no Brasil. Quando a esquerda está no poder, eles mamam com a esquerda, quando a direita está no poder, eles mamam com a direita. Então, nós precisamos nos separar. Nós precisamos separar primeiro as pessoas que estão na política por princípios e valores, por ideologia, por convicções, e aqueles que estão na política para fazer negócio. Então, quando eu critico esse apoio, por exemplo, ao pupilo do Valdemar, que quer ser candidato ao Senado no Estado de São Paulo, eu estou falando do André do Prado. Eu estou criticando justamente aqueles que vêm para a política não por convicção, vêm para conseguir cargos, para conseguir verbas, e é o mal do Brasil”, declarou.
Ao encerrar a fala, Ricardo Salles voltou a associar o Centrão a episódios recentes de investigações e escândalos nacionais. “Você vê todos esses escândalos que nós estamos vendo, de roubo dos velhinhos do INSS, do Vorcar, das Betts, da fraude de combustível, tem sempre essa turma do Centrão no meio”, concluiu o deputado.


























