MATO GROSSO

SAÚDE

Mauro Mendes celebra decisão do STF sobre medicamentos de alto custo

Mauro Mendes também vai inaugurar unidade socioeducativa de Barra do Garças (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

publicidade

publicidade

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, participou na quinta-feira (17) de um evento no Supremo Tribunal Federal (STF) em comemoração à decisão que estabeleceu critérios claros para a concessão de medicamentos de alto custo no Brasil. A nova regulamentação visa reduzir a judicialização e os gastos excessivos do Poder Público em ações específicas, beneficiando a gestão da saúde.

Durante o evento, Mendes ressaltou a importância da decisão, que proporciona segurança jurídica para municípios, estados e o Governo Federal, além de melhorar os serviços de saúde prestados à população. “Essa decisão vai permitir uma melhor eficiência no gasto do dinheiro público e melhor atendimento ao cidadão”, afirmou o governador.

A nova regra do STF determina que, se um medicamento registrado na Anvisa não estiver nas listas do Sistema Único de Saúde (SUS), o juiz só poderá ordenar seu fornecimento em situações excepcionais. Para isso, o autor da ação deve comprovar a impossibilidade de adquirir o medicamento e que ele é imprescindível para o tratamento, entre outros requisitos.

A decisão também estabelece a criação de uma plataforma nacional que reunirá informações sobre demandas de medicamentos, facilitando a gestão e o acompanhamento de casos, além de definir responsabilidades entre União, estados e municípios. Isso promete melhorar a atuação do Judiciário nesse contexto.

Leia Também:  CCJ aprova projeto de Diego que proíbe assédio de operadoras de telefonia a consumidores

Além do governador, estiveram presentes no evento a ministra da Saúde, Nisia Trindade, e diversos ministros do STF, que discutiram a importância da decisão e seus impactos na saúde pública. A nova regulamentação representa um avanço significativo na gestão de medicamentos e na proteção dos direitos dos cidadãos à saúde.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Slide anterior
Próximo slide

publicidade