O Governo de Mato Grosso recebeu nesta segunda-feira (18), em sessão especial no Senado Federal, em Brasília, a “Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa”. O Estado alcançou 75% das crianças alfabetizadas na idade adequada em 2025 e foi reconhecido pelos avanços na alfabetização infantil e na redução das desigualdades educacionais.
Representando o governador Otaviano Pivetta, o secretário do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília, Juliano Manzeppi, afirmou que o reconhecimento reforça o compromisso do Estado com a melhoria da educação. “Precisamos continuar investindo na infraestrutura, nos profissionais e nos alunos para que a educação de Mato Grosso seja uma das melhores do país”, declarou.
Além de Mato Grosso, também foram premiados os estados do Ceará, Paraíba, Piauí e Espírito Santo. A comenda foi criada pelo Senado Federal em parceria com o Ministério da Educação, Inep, Unicef e Fundação Roberto Marinho. A avaliação considerou indicadores de alfabetização, equidade, formação de professores e colaboração entre Estado e municípios.
Segundo os dados apresentados na premiação, Mato Grosso elevou o índice de crianças alfabetizadas de 61% para 75% entre 2024 e 2025. O Estado também alcançou pontuação máxima em formação continuada de professores e apresentou avanços nos indicadores de equidade racial e socioeconômica. O resultado supera a meta prevista para 2028 no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o índice de alfabetização em Mato Grosso saiu de 22% em 2021 para 75% em 2025. Entre as ações adotadas está o programa Alfabetiza MT, criado em 2021, que reúne capacitação de professores, distribuição de materiais didáticos e avaliações de aprendizagem. Atualmente, todos os 142 municípios do Estado aderiram à política estadual de alfabetização.














