Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso deve colher safra recorde de 57,4 milhões de toneladas de milho

Plantação de milho na fazenda Esperança em Lindoeste

publicidade

Mato Grosso caminha para registrar a maior safra de milho de sua história em 2025/26, com produção estimada em 57,39 milhões de toneladas. O volume representa crescimento de 3,53% em relação ao ciclo anterior e corresponde a cerca de 40% de toda a produção brasileira prevista para a temporada, consolidando o estado como líder nacional na cultura.

A projeção é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que revisou os números após consolidar a área plantada por meio de georreferenciamento. O estado cultivou 7,43 milhões de hectares, a segunda maior área já destinada ao milho, favorecida por boas condições climáticas durante o desenvolvimento das lavouras e produtividade estimada em 128,67 sacas por hectare.

A colheita também avança em ritmo acelerado. Até 31 de julho, 96,77% da área prevista já havia sido colhida, percentual ligeiramente superior ao registrado no mesmo período da safra passada. Segundo o Imea, parte dos produtores ainda aguarda a redução da umidade dos grãos para diminuir custos com secagem e facilitar o armazenamento.

Além de ampliar a oferta de milho para o mercado interno e para as exportações, a safra recorde fortalece cadeias como a produção de ração, proteína animal e etanol de milho. O desafio, agora, será garantir estrutura de armazenagem, transporte e processamento para transformar o volume histórico em maior geração de renda e valor agregado para o agronegócio mato-grossense.

Leia Também:  Fluminense vence Operário e avança às oitavas da Copa do Brasil

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade