34 C
Cuiabá
sábado, maio 11, 2024
spot_img

Magia e Solidariedade: Clóvis Matos lança a campanha Papai Noel Pantaneiro

Um gesto de amor que aquece os corações no coração do Pantanal

Por Vanessa Moreno

Em meio às belezas e desafios do Pantanal, uma história de Natal está prestes a se repetir com um brilho renovado de esperança e solidariedade. Clóvis Matos, um homem dedicado a fazer a diferença na vida das crianças carentes dessa região, lançou oficialmente nesta sexta-feira (8) a tão esperada campanha Papai Noel Pantaneiro 2023. O lançamento aconteceu na loja Eletrofios e contou com a participação de diversos apoiadores.

Amigos e apoiadores participaram do lançamento da campanha Papai Noel Pantaneiro (Foto: Vanessa Moreno)

“Esse ano foi um ano complicadíssimo para os meus projetos. Se não fossem as pessoas que estão sempre na luta junto conosco, eu juro que eu tinha parado. Mas aí quando eu penso no povo do Pantanal que está lá me esperando, fortalece o meu trabalho e eu sinto que o trabalho que eu faço há 18 anos deu resultado”, disse o Papai Noel emocionado.

A tradição de Clóvis Matos começou em 2005 com a distribuição de livros através do projeto Inclusão Literária e, desde então, ele se tornou o verdadeiro Papai Noel do Pantanal. Todo ano, a partir do dia 25 de dezembro, ele se aventura pelas vastas extensões pantaneiras com um saco recheado de presentes, livros, roupas e alimentos, fazendo reluzir o brilho nos olhos das crianças que, através dele, passaram a conhecer o verdadeiro espírito natalino.

Zilda Zompero é madrinha dos projetos Papai Noel Pantaneiro e Inclusão Literária (Foto: Vanessa Moreno)

A campanha é movida por doações generosas de pessoas e empresas que abraçam essa causa com entusiasmo. “Hoje nós estamos lançando o projeto do Papai Noel Pantaneiro, onde temos a oportunidade de poder ajudar as pessoas através da nossa união para levar um pouquinho de amor para essas crianças. Além de ser um espalhador de livros, o Clóvis é também um espalhador de amor lá no Pantanal”, disse Zilda Zompero, madrinha dos projetos Inclusão Literária e Papai Noel Pantaneiro.

Clóvis Matos e seus apoiadores trabalham incansavelmente ao longo do ano para arrecadar esses presentes, que representam a promessa de um futuro mais brilhante para as crianças do Pantanal. Para garantir uma renda extra que o ajudará em sua expedição pantaneira, o bom velhinho se transforma todos os dias, até o dia 24 de dezembro, no Papai Noel do Shopping Três Américas.

O secretário adjunto de Cultura do Estado prestigiou o lançamento (Foto: Vanessa Moreno)

Jan Moura, secretário adjunto de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), também esteve presente e destacou o poder que o projeto Papai Noel Pantaneiro tem de levar o acesso à cultura para as comunidades carentes: “Ele de fato busca dar acesso à informação, ao livro, à cultura por uma comunidade que às vezes a ideia de direito à cultura não passa nem perto da cabeça delas. Então eu acho que o que o Clóvis faz é importante para aquelas comunidades do Pantanal, mas é importante para todo mundo, porque você revela uma falha, uma questão e um desafio que o Governo precisa enfrentar. Por onde o Clóvis passa é o lugar onde o Governo deveria estar atrás”.

Maria Antônia é moradora de
Porto de Fora, região do Pantanal, e apoiadora do projeto Papai Noel Pantaneiro (Foto: Vanessa Moreno)

A região do Pantanal é conhecida por sua rica beleza natural, mas também enfrenta desafios significativos, incluindo a pobreza, a falta de acesso e de oportunidades. A Campanha Papai Noel Pantaneiro é uma fonte de esperança para essas crianças, oferecendo-lhes a chance de sonhar e aprender por meio dos livros e brincadeiras. “Há muitas coisas que nós sabemos, que nós temos e eles não, e quando o Papai Noel Pantaneiro chega nessas comunidades, ele começa a despertar tudo isso, mas o melhor de tudo, o amor e a esperança, porque eu sempre disse que ele leva esperança, esperança lá no fim do Pantanal, onde ninguém vai, ninguém chega na maioria das vezes, e ele está lá, ele está levando, e as crianças já esperam todos os anos e sabem o dia que ele vai”, disse Maria Antônia, moradora de Porto de Fora, região do Pantanal, com muita emoção e lágrimas nos olhos.

Clóvis Matos, ao anunciar a campanha deste ano, compartilhou uma experiência gratificante em sua trajetória: “Onde eu chego, as crianças nem sempre querem os brinquedos, elas preferem os livros. Isso vale a pena! Valeu a pena toda a luta, todo o esforço, e cada nova luta é uma nova vitória”.

À medida que o Natal se aproxima, a Campanha Papai Noel Pantaneiro ganha força através das doações de livros, brinquedos, roupas e alimentos. Os pontos de arrecadação são: Cine Teatro Cuiabá, loja Eletrofios, Cuiabá Café, Empório Café e Chopp, Colégio Master unidade Centro, Cacau Show Cristo Rei e Casa do Papai Noel no Shopping Três Américas. Para contribuir com ajuda financeira, os projetos de Clóvis estão inscritos na plataforma Catarse, basta clicar no link para colaborar: https://www.catarse.me/projetoinclusaoliteraria?ref=user_contributed

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS