O ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro (PSD), usou uma citação do Papa Francisco para reforçar a importância de superar diferenças ideológicas em prol de soluções para os problemas sociais. Durante sua fala em Lucas do Rio Verde, onde assinou o termo de instalação do campus da UFMT, Fávaro lembrou das palavras do Papa sobre o foco em resolver questões como a fome e a educação, em vez de reforçar rivalidades religiosas.
Fávaro destacou a necessidade de debater soluções com respeito e tolerância, mencionando que as autoridades devem agir em conjunto para melhorar as condições de vida das pessoas. “É papel da religião e das autoridades descobrirem e debaterem as soluções para esses problemas”, afirmou. O ministro também se referiu à união que, no momento, deveria prevalecer, sem olhar para diferenças partidárias, mas sim para o bem comum da população.
O evento, que tinha como foco a instalação da UFMT, também trouxe à tona a luta de mais de uma década pela duplicação da BR-163, uma demanda histórica da região. Fávaro ainda representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no evento, que inicialmente teria a participação de Lula, mas a agenda não foi viabilizada.
As palavras de Fávaro e sua presença no evento também marcaram uma tentativa de apaziguar as relações com o governador Mauro Mendes (União Brasil). Os dois, que estavam distantes devido a rusgas políticas desde 2022, demonstraram um momento de reconciliação durante a cerimônia.


































