MATO GROSSO

Em Santa Catarina Comissão de Constituição e Justiça aprova Projeto de Alex Brasil Para Diagnóstico Precoce da Distrofia Muscular

Crédito: Assessoria

publicidade

publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, na última segunda-feira, 1º de abril, o Projeto de Lei 477/2024, de autoria do deputado Alex Brasil (PL-SC), que torna obrigatório o exame de sangue CPK em recém-nascidos na rede pública. Com essa medida, milhares de crianças terão a chance de ser diagnosticadas precocemente com a Distrofia Muscular de Duchenne, uma doença grave e degenerativa que destrói vidas e famílias.

A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma doença genética grave que causa fraqueza muscular progressiva. Ela afeta principalmente meninos, com prevalência de 1 a cada 3.500 nascimentos masculinos. A DMD é causada por mutações no gene da distrofina, levando à degeneração muscular. Os principais sintomas incluem baixa estatura, fraqueza muscular, dificuldade de controlar a cabeça, atraso na capacidade para sentar, ficar de pé ou caminhar, andar na ponta dos pés, dificuldade para subir escadas ou correr, quedas frequentes e aumento das panturrilhas.

O diagnóstico precoce da Distrofia Muscular de Duchenne é importante para minimizar os sintomas e melhorar a vida dos portadores da doença. Testes genéticos avançados possibilitam o reconhecimento clínico adequado.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Lançamento do livro “Inteligência Política Eleitoral” será realizado dia 30 de abril na ALMT

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade