24 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 17, 2024
spot_img

Culinária tradicional cuiabana é atração no Distrito do Sucuri

Restaurante da capital resgata sabores e oferece um cardápio variado de petiscos cuiabanos, doces tradicionais e bebidas com ingredientes do Cerrado.

 

Da Redação RDM

Os sabores tradicionais da comida cuiabana são únicos e o Restaurante e Peixaria Maria Izabel, localizado no Distrito do Sucuri, na Estrada da Guia (10 km de Cuiabá). O restaurante, campeão da edição 2021 do Festival do Peixe de Cuiabá, em outubro deste ano, resgatou os principais pratos regionais. A ideia de fortalecer o cardápio e lançar o restaurante partiu de dona, Marilene Cavalcanti e seu genro Alysson Barros, os dois costumavam trocar receitas e juntos iniciaram o projeto do empreendimento, com o objetivo de expandir a identidade cultural da região.

Criada na região, Marilene, que é filha de pescador, cresceu em uma comunidade ribeirinha às margens do rio Cuiabá. “Sou apaixonada pelas tradições cuiabanas e pelas comidas típicas, eu tinha o sonho de ter um restaurante com um cardápio regional e graças ao encontro de ideias que tive com meu genro conseguimos concretizar o projeto a partir de uma sociedade”, contou Marilene.

A finalidade do empreendimento sempre foi valorizar a culinária tradicional. Quem conhece, sabe identificar o sabor único dos pratos cuiabanos presentes na maioria das comunidades ribeirinhas. “Trouxemos à mesa do nosso restaurante a essência do cuiabano que estava esquecida. Eu sou cuiabana e me preocupo em preservar as nossas tradições e tudo o que diz sobre ela”, enfatizou a empresária.

Os sabores do restaurante estão bem próximos, localizado na comunidade ribeirinha do Distrito do Sucuri, com menos de um ano da abertura, o estabelecimento já caiu no gosto dos clientes. O cardápio conta com galinha caipira com arroz e pequi; costelinha de porco com arroz; macarronada com galinha caipira; Maria Izabel com carne seca preparada à moda cuiabana, revirado cuiabano, pacu seco com arroz, entre outras.

“Nosso tempero é simples, alho, sal, cebola, tomate tudo bem natural e é esse tempero que caiu no gosto da cuiabania. A nossa ideia é que as pessoas sintam o gostinho da infância, como se estivesse comendo na casa dos avós, especialmente os criados na baixada cuiabana. Gosto de ver a satisfação dos clientes, consigo perceber pelos olhos deles o prazer de saborear nossos pratos”, disse Marilene.

Além dos pratos principais, o restaurante oferece petiscos cuiabanos, doces tradicionais e bebidas com ingredientes do Cerrado.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS