18 C
Cuiabá
terça-feira, maio 21, 2024
spot_img

Comissão de Meio Ambiente analisa estadualização do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Criado em 1989, o local reúne um rico conjunto de ecossistemas característicos do Cerrado em Mato Grosso.

Da redação

De autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD), a Comissão de Meio Ambiente (CMA) pretende discutir um projeto de lei que prevê a estadualização do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (PL 3.649/2023).

Criado em 1989, o local reúne um rico conjunto de ecossistemas característicos do Cerrado em Mato Grosso.

Conforme a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), alega que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) não cuida do parque de forma adequada. O senador Fabiano Contarato (PT-ES) defendeu a realização de uma audiência pública antes da votação do projeto.

Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma unidade de conservação brasileira, situada no estado de Mato Grosso, entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Foi criado em 12 de abril de 1989 pelo Decreto Lei 97.656, com o objetivo de proteger amostras significativas dos ecossistemas locais e assegurar a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes.

O parque tem uma área total de 32.630 hectares, e abriga uma grande diversidade de paisagens, incluindo paredões de arenito, cachoeiras, cavernas, grutas, piscinas naturais e campos de cerrado.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS