O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento elaborado pela Prefeitura, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), com o objetivo de fortalecer a defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no município. O material reúne dados e análises que apontam a capacidade da cidade para sediar uma universidade federal autônoma.
A entrega foi realizada na última sexta-feira (19) pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, e pelo conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. Segundo o relatório, Sinop possui condições estruturais, acadêmicas e regionais que justificam a transformação do campus em uma instituição independente, ampliando a oferta de ensino superior no Norte de Mato Grosso.
Ao receber o documento, Roberto Dorner reafirmou o apoio da administração municipal à pauta e destacou a importância da autonomia universitária para o desenvolvimento educacional, econômico e social da região. Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.
A emancipação da UFMT Sinop é defendida há anos por lideranças locais e ganhou força com a criação, em 2025, do Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop. Com o novo relatório, os defensores da proposta pretendem ampliar as articulações políticas junto ao Governo Federal e à bancada de Mato Grosso para viabilizar a criação de uma universidade federal autônoma no município.








































