A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (6), a segunda fase da Operação Baca para combater tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Cuiabá e Cáceres. Segundo as investigações, os suspeitos movimentaram mais de R$ 1,6 milhão em transações financeiras consideradas incompatíveis com a renda declarada.
Ao todo, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, dois de busca e apreensão e dois bloqueios de contas bancárias. As investigações são conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos, que aponta os alvos desta fase como responsáveis pelo núcleo financeiro da organização criminosa.
De acordo com a polícia, foram identificados depósitos fracionados, transferências sucessivas entre contas e ausência de comprovação da origem dos recursos. Na primeira fase da operação, 22 pessoas foram investigadas por envolvimento no esquema criminoso, sendo que 20 já respondem judicialmente pelos crimes.
Segundo o delegado André Rigonato, o objetivo é atingir a estrutura econômica que sustenta as atividades ilícitas. Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o bloqueio das contas bancárias para interromper o fluxo financeiro do grupo. As investigações continuam e novas fases da operação não estão descartadas.


























