O setor de bioenergia de Mato Grosso, segundo maior produtor de etanol do Brasil há dois anos, foi tema de uma reunião estratégica entre o Sindicato das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Bioind), a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e o governador Mauro Mendes, nesta segunda-feira (15.12), em Cuiabá.
Reconhecido pelo crescimento acelerado e pela diversificação produtiva, o segmento reuniu representantes de 11 grupos empresariais, que somam 15 indústrias, para debater desafios como logística, reforma tributária, segurança jurídica e sustentabilidade. O encontro buscou alinhar estratégias para manter a competitividade do setor nos próximos anos.
O presidente da Bioind e da Fiemt, Silvio Rangel, destacou que o protagonismo do estado é resultado de investimentos contínuos, mas exige planejamento. “Mato Grosso já é o segundo maior produtor de etanol do Brasil, e esse crescimento traz desafios importantes, especialmente em relação à logística e aos impactos da reforma tributária”, afirmou. Segundo ele, a produção pode ultrapassar 7 bilhões de litros em 2026 e chegar a até 11 bilhões nos anos seguintes.
O governador Mauro Mendes reforçou o apoio do governo ao setor e apontou a logística como um dos principais gargalos. “O sucesso de vocês é o sucesso do Estado”, disse. Entre as alternativas em estudo está a implantação de um etanolduto para reduzir custos e ampliar o escoamento da produção, além do fortalecimento de políticas públicas voltadas à biomassa e à bioeconomia.

















