O Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, será desativado nos próximos meses para dar lugar ao novo sistema de transporte Bus Rapid Transit (BRT), cujas obras seguem em andamento. Construído em 2004, o terminal movimenta diariamente cerca de 80 mil passageiros entre linhas municipais e intermunicipais.
A prefeita Flávia Moretti (PL) confirmou a desativação, informando que o novo terminal de integração será construído próximo ao Aeroporto Marechal Rondon, na Avenida João Ponce de Arruda. “Eu conversei com o secretário Marcelo Padeiro, da Sinfra. O terminal André Maggi está projetado para o Governo do Estado fazer o terminal de integração do BRT e linhas municipais no próprio terminal do BRT, no Aeroporto”, disse.
Com a mudança, o local onde hoje funciona o terminal deverá se transformar em uma área de lazer, interligando o Ginásio Fiotão a uma praça já existente. “Onde concentra o terminal André Maggi, eu pretendo fazer uma área de lazer para o município, principalmente na região Central, que não temos”, afirmou a prefeita.
As obras do BRT começaram em abril de 2023. O trajeto original previa passagem pelas avenidas da FEB e Couto Magalhães, mas foi alterado após pressão de comerciantes locais, preocupados com impactos nas vendas. O novo trajeto vai da Avenida da FEB ao aeroporto, aproveitando o antigo Terminal de Operações do VLT.