Uma força-tarefa da Polícia Militar colocou fim ao sequestro de um idoso na tarde desta quinta-feira (16), em Cuiabá e Varzea Grande. A ação resultou na morte de dois suspeitos durante confronto com equipes da Força Tática, na prisão de outros cinco integrantes do grupo e no resgate da vítima, que foi encontrada debilitada após horas mantida em um cativeiro em uma região de mata.
Segundo a comandante da operação, as investigações começaram logo após o registro do desaparecimento do homem. As equipes descobriram que ele havia passado a noite em uma residência usada pela quadrilha e, na manhã seguinte, foi levado para um esconderijo improvisado no matagal, onde permaneceu sob vigilância dos criminosos.
As diligências levaram os policiais até dois suspeitos que circulavam em um veículo em Várzea Grande. A partir dessa abordagem, os militares chegaram a uma casa apontada como base de apoio da organização. No imóvel, foram apreendidos um facão, uma farda camuflada, rádios comunicadores e as roupas usadas pela vítima durante o cárcere.
Ainda conforme a comandante, os policiais tentavam abordar dois homens que estavam na residência quando foram recebidos a tiros. Houve revide e os suspeitos acabaram baleados. Eles morreram no local. Com a dupla, a Polícia Militar apreendeu duas armas de fogo.
Na sequência, os militares localizaram o cativeiro e encontraram o idoso com sinais de desgaste físico. Conforme a oficial, durante o período em que permaneceu em poder da quadrilha, a vítima foi obrigada a realizar transferências bancárias via Pix. Os criminosos também tiveram acesso às contas e cartões bancários e, segundo as investigações iniciais, chegaram a telefonar para familiares exigindo pagamento de resgate.
As buscas continuaram durante a tarde e levaram os policiais até outro imóvel, no bairro Capão Grande, em Várzea Grande, onde mais três suspeitos foram detidos. Somadas às duas prisões realizadas no início da operação, cinco pessoas foram encaminhadas à delegacia por suspeita de participação no crime.
O caminhão conduzido pela vítima também foi recuperado. De acordo com a comandante, a quadrilha tentava negociar o veículo e planejava levá-lo para a região de Cáceres. Um dos suspeitos mortos possuía antecedentes criminais, utilizava tornozeleira eletrônica e, segundo a Polícia Militar, era investigado por envolvimento em um roubo contra um motorista de aplicativo ocorrido recentemente.
A Polícia Civil assumiu as investigações e trabalha para identificar possíveis integrantes que ainda não foram localizados. A suspeita é de que o grupo tenha uma estrutura organizada para a prática de sequestros e roubos patrimoniais. Até o momento, não há indícios de ligação entre esta ocorrência e o sequestro de duas idosas registrado no último domingo.

































