Cinco homens foram conduzidos à delegacia no domingo (7), após uma denúncia de rinha de galos nos fundos do condomínio Green Park, na Avenida Tocantins, em Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá). A Guarda Municipal encontrou o local montado para o embate entre aves e apreendeu R$ 2.955 com o grupo.
Na chegada das viaturas, parte dos suspeitos fugiu em direção à mata, mas os agentes localizaram uma arena de combate com dois galos ainda brigando e outro já morto. Ao todo, mais de 100 animais foram encontrados, 74 em gaiolas, cerca de 30 em poleiros e vários feridos. Entre os itens apreendidos, havia placas com o nome da “Associação Nacional de Criadores e Preservadores de Aves de Raças Combatentes”.
Os detidos deram versões conflitantes sobre o motivo de estarem no local. Um deles alegou ser funcionário de um empresário que patrocinaria as rinhas, outro afirmou atuar na empresa de esgoto e disse que recolhia “lixo úmido”. Um terceiro tentou jogar o carro contra os agentes e declarou que eles “iriam pagar por toda essa situação”.
Apesar do acionamento da Vigilância Sanitária e do Departamento de Meio Ambiente, nenhum órgão assumiu a custódia das aves. Todos os envolvidos foram levados para a delegacia com o uso de algemas, diante do risco de fuga e para garantir a integridade dos policiais.































