26 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 8, 2024
spot_img

Porque existe o torrão no solo?

Por Ademir Galiztki

O torrão é uma terra dura na qual você tenta enfiar o dedo, sem sucesso. Em canteiros, caixas de isopor, baldes ou latas, quando o solo se torna um torrão, suas hortaliças, fruteiras ou flores sofrem muito. As plantas não se desenvolvem satisfatoriamente, as raízes circulam como caracóis em busca de espaço, atrofiando-se lentamente. Muitas vezes, as plantas não morrem, mas também não produzem frutos. Durante a dormência, elas permanecem estagnadas. No entanto, quando você acorda e desfaz esse torrão, suas plantas ganham uma nova vida. Voltar a crescer felizes, iniciando uma nova etapa de desenvolvimento. Renascem para lhe dar frutos de qualidade.

Como eliminar o danado do torrão

Para evitar que seu vaso, canteiro, jardineira ou mesmo o solo se transformem em torrões indesejados, algumas dicas são essenciais durante a preparação. Ao montar o vaso ou canteiro, é crucial adicionar à terra uma mistura de areia, grossa de construção e abundantes fibras, como aquelas encontradas no esterco de gado, de galinha, húmus de minhoca, fibra de coco, cascas de arroz, serragem, cascas de pinos trituradas, cascas de café, amendoim ou qualquer outra casca vegetal disponível. Além disso, utilize folhas mortas, secas e desidratadas, pois são acessíveis e econômicas. Não é necessário ter todos esses ingredientes ao mesmo tempo; intercale o uso deles na mistura de terra e areia. Certifique-se de criar uma mistura homogênea, e ao montar seu canteiro, não se esqueça de proporcionar uma boa drenagem.

Esses materiais orgânicos adicionados à terra ajudam a melhorar a estrutura do solo, fornecendo nutrientes, melhorando a retenção de água e promovendo um ambiente propício ao crescimento saudável das plantas.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS