A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (2), a Operação Hosek para desarticular uma organização criminosa investigada por atuar no tráfico internacional de drogas com o uso de aeronaves. Ao todo, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em dez cidades de seis estados, além do bloqueio de bens, valores e da apreensão de aviões supostamente utilizados pelo grupo.
Em Mato Grosso, as ordens judiciais são cumpridas em Cuiabá, Cáceres e Colniza. Também há ações em Novo Progresso (PA), Manaus (AM), Brasileia (AC), Ariquemes (RO), Irecê (BA), Bom Despacho (MG) e Urucuia (MG). Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal da Seção Judiciária de Mato Grosso.
Segundo a Polícia Federal, a investigação é um desdobramento da Operação Mãos ao Alto, deflagrada em maio de 2023. Na ocasião, foram cumpridos mandados de prisão contra suspeitos de coordenar o transporte de 465 quilos de cocaína, carga apreendida em fevereiro daquele ano no aeroporto de Sinop. Um piloto foi preso em flagrante durante a ação conjunta da PF, Gefron e Ciopaer.
Com o avanço das investigações, a PF identificou outros integrantes da organização, responsáveis pela logística do transporte da droga, preparação de pistas de pouso clandestinas e ocultação dos recursos obtidos com o tráfico. As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e aprofundar o esquema criminoso.





























