O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “indelicadeza” o convite feito pelo presidente eleito do Chile, José Antônio Kast, para que o senador Flávio Bolsonaro compareça à cerimônia de posse, nesta quarta-feira (11). Além de Flávio, o convite se estendeu a Eduardo Bolsonaro, o que gerou ainda mais incômodo ao presidente brasileiro.
Segundo aliados de Lula, o gesto demonstra falta de diplomacia por parte de Kast, mesmo após o presidente eleito chileno ter iniciado a conversa de forma ponderada. Diplomatas brasileiros, entretanto, avaliam que o episódio não deve interromper o diálogo bilateral, considerado menor diante de críticas feitas ao presidente brasileiro pelo argentino Javier Milei.
O caso também ganha relevância no contexto internacional, pois pode influenciar a candidatura da ex-presidente chilena Michelle Bachelet ao cargo de secretária-geral da ONU. Kast, adversário político de Bachelet, pretendia discutir o assunto com Lula durante sua posse.
Bachelet enfrenta oposição de Milei, que apoia o argentino Rafael Grossi para o posto. A situação reforça a atenção diplomática do Brasil sobre a disputa por posições estratégicas na Organização das Nações Unidas.

















