33 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Inscrições para espaços exibirem filmes regionais aprovados na Lei Paulo Gustavo estão abertas em MT

Via G1

As inscrições deverão ser feitas pela internet até 2 de janeiro de 2024.

As inscrições para o edital de apoio a Espaços de Exibição da Lei Paulo Gustavo (Cinemotion) em Mato Grosso, estão abertas desde segunda-feira (4). A seleção pública terá R$3,6 milhões para 14 projetos de reforma ou restauro de salas de cinemas mato-grossenses, além de recursos para manutenção de atividades de cinemas itinerantes do estado. Confira o edital completo.

Segundo a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), as inscrições deverão ser feitas pela internet até 2 de janeiro de 2024, seguindo o cronograma de outros editais da Lei Paulo Gustavo em andamento.

Os recursos serão divididos em três categorias para os 14 projetos aprovados. A primeira e a segunda são voltadas para reforma ou restauro de cinemas que tenham uma ou mais salas de exibição. Já a terceira é exclusiva para a manutenção e funcionamento de atividades de cinemas itinerantes que circulam pelo estado de Mato Grosso.

O Cinemotion é voltado exclusivamente para pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, com atuação, residência e domicílio em Mato Grosso. Cada proponente poderá aprovar apenas um projeto, com exceção de instituições que representem mais de um artista ou grupos e coletivos.

Em MT, 90% dos municípios estão aptos a receber recursos da Lei Paulo Gustavo
A escolha dos aprovados será feita depois das etapas de habilitação e de seleção. Na primeira, as propostas inscritas serão avaliadas se cumprem os requisitos mínimos inscrição e os documentos obrigatórios. Para a fase de seleção, serão considerados critérios econômicos, sociais e territoriais.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp

🎞️Lei Paulo Gustavo
Lei Paulo Gustavo  — Foto: TV GloboLei Paulo Gustavo — Foto: TV Globo

A Lei Paulo Gustavo é composta por três editais:

Fornada: busca apoiar produções audiovisuais, capacitações, formação de acervos e pesquisas
Cine Embornal: é focado no apoio às salas de cinema
Múltiplas Linguagens Gambira Cultural: promove diversas formas de expressão cultural.
A Lei foi criada com o intuito de fomentar o setor cultural brasileiro. Ela foi aprovada durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor.

Além disso, também é uma homenagem ao artista Paulo Gustavo que foi uma das milhares de vítimas da doença. Todos os segmentos culturais podem ser contemplados por ela.

Para Cuiabá, está previsto um valor de R$ 5.229.256,92, proveniente do Fundo Nacional da Cultura (FNC), com o propósito de apoiar ações, manifestações, produções e manutenções relacionadas ao setor cultural.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS