22 C
Cuiabá
domingo, maio 19, 2024
spot_img

Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado com ações de conscientização em Cuiabá

A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, ressaltou a importância da doação de sangue para a preservação da vida e para dar continuidade a diversos tratamentos realizados nos hospitais públicos do estado para pacientes que necessitam de transfusão sanguínea.

Comemorado nesta terça-feira (14), o Dia Mundial do Doador de Sangue estimula ações voluntárias para buscar novos doadores e chamar os que já são regulares.

O Hemocentro é o único banco de sangue público do estado e, por isso, toda a demanda acaba concentrada neles, o que aumenta a pressão sobre o volume de bolsas disponíveis.

“O sangue não é apenas utilizado em casos de acidentes, é usado em outros pacientes. Temos um ambulatório especializado em doenças hematológicas. Esses pacientes necessitam de transfusões regulares, ou seja, às vezes é toda semana ou de quinzenalmente. Tem também as pessoas com câncer que precisam e tantas outras doenças que exigem essa transfusão para a manutenção da vida desses pacientes”, afirmou.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cenário ideal para a doação de sangue seria de 3% a 5% da população fosse doadora de sangue. No Brasil, são apenas 1,9% doadores, segundo o Ministério da Saúde. Ou seja, um percentual abaixo do cenário ideal.

Segundo Gian, a demanda não para de chegar, seja acidentes ou pacientes que precisam da transfusão sanguínea.

“A demanda nunca para. No começo do dia, nós temos um volume de bolsas de sangue e, ao final do dia, conforme os hospitais e agências no interior vão retirando as bolsas, isso vai diminuindo o volume de sangue disponível no Hemocentro. Por isso, é importante que os doadores venham de forma regular para manter esse estoque”, afirmou.

O agendamento para doação de sangue pode ser feito através do telefone do Hemocentro (65) 3623 0044.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS