O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), causou surpresa e gerou grande repercussão ao nomear o ex-agente da Polícia Federal, Newton Hidenori Ishii, conhecido nacionalmente como o “Japonês da Federal”, para integrar sua equipe de governo. Ishii assume o cargo comissionado de secretário-adjunto de Governo na Secretaria Municipal de Governo, conforme publicado no Ato GP nº 381/2026, com vigência a partir de segunda-feira, 2 de março de 2026.
Newton Hidenori Ishii ganhou notoriedade durante a Operação Lava Jato, quando se destacou realizando a escolta de presos de grande repercussão nacional, consolidando sua imagem como figura marcante na Polícia Federal. Agora, sua experiência será direcionada para a gestão municipal, em uma função estratégica voltada para Gestão, Direção e Assessoramento de Secretário Adjunto de Governo.
No cargo, Ishii terá como atribuições fortalecer a articulação institucional entre secretarias, aplicando mecanismos de compliance e garantindo maior eficiência administrativa, além de auxiliar na organização interna e na capacitação de colaboradores, promovendo práticas de gestão mais rigorosas e transparentes.
Em entrevista à imprensa, o prefeito Abilio Brunini afirmou:
“Newton é uma figura conhecida, experiente e inteligente. Agora ele vai fortalecer nossa gestão.”
A nomeação já provoca comentários sobre o impacto que a presença do ex-agente da Polícia Federal pode trazer à Prefeitura, em um momento em que a administração busca maior controle, eficiência e articulação entre suas pastas estratégicas. A expectativa é que Ishii, com seu histórico e notoriedade, contribua de forma direta para o fortalecimento da governança na capital mato-grossense.

































