O município de Sorriso realizará, no dia 24 de março, o 1.º Fórum Comunitário do Selo UNICEF (edição 2025-2028), no Centro de Eventos Ari José Riedi, com atividades nos períodos das 7h15 às 10h30 e das 13h15 às 16h20. O encontro tem como objetivo reunir comunidade e poder público para planejar, discutir e fortalecer políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.
A iniciativa é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em articulação com a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, com apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O Fórum integra a metodologia do Selo UNICEF, que estimula ações voltadas à melhoria dos indicadores sociais da população de até 18 anos incompletos.
De acordo com a organização, o evento será um espaço de análise da situação local da infância e adolescência, definição de estratégias e monitoramento de projetos e políticas públicas. Entre os objetivos estão o enfrentamento das desigualdades, a promoção da equidade étnico-racial, a participação de lideranças indígenas e/ou quilombolas — quando houver no município — e a validação participativa do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes.
Também será apresentado o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA), elaborado pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), além da composição da comissão responsável pela execução das ações do Selo. A proposta inclui ainda discutir os chamados Resultados Sistêmicos, que abrangem áreas como saúde e nutrição, educação, proteção contra violências, saneamento, proteção social e equidade étnico-racial.
O articulador do Selo UNICEF no município, Ivonei Pinheiro de Oliveira, reforça o convite à participação popular. “É muito importante a participação popular neste momento, em que vamos, juntos, planejar como serão as políticas públicas para nossas crianças e nossos jovens”. As inscrições estão abertas à comunidade interessada. O texto foi atualizado no dia 16 de março devido à mudança de data do evento, que inicialmente ocorreria no dia 18 e foi transferido para o dia 24.





































