Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso exporta carne bovina para mais de 90 países e bate recorde em 2025

publicidade

Mato Grosso exportou 978,4 mil toneladas de carne bovina em 2025, gerando receita de US$ 4,1 bilhões e consolidando o estado como um dos principais players globais do setor, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). As exportações alcançaram mais de 90 países, em um ano histórico para a pecuária local.

No período, foram abatidas 7,4 milhões de cabeças de gado. O estado se beneficiou da abertura de novos mercados, como Marrocos em 2024, e do aumento da demanda em mercados já consolidados, especialmente na Ásia.

A China segue como maior importadora da carne mato-grossense, com 536,9 mil toneladas, equivalente a 54,8% do total exportado. Em segundo lugar aparece a Rússia, com 58,8 mil toneladas, ou 6% das vendas externas. Entre os dez maiores compradores estão também Chile, Estados Unidos, Filipinas, Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Itália e Holanda.

Bruno de Jesus Andrade, diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), destacou a diversificação dos mercados e a profissionalização da cadeia produtiva como fatores-chave. Para 2026, a expectativa é positiva, impulsionada pela abertura de novos mercados, como a Guatemala, reforçando o potencial de expansão das exportações e a posição de Mato Grosso como referência mundial na produção de carne bovina.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  EUA revogam tarifa de 40% sobre produtos agrícolas do Brasil

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade