Em Brasília, senador Jayme Campos cobra investimentos prometidos para MT

    0
    24

    Por João Pedro Marques, com Vanessa Moreno, Jean Gusmão e João Negrão

    Zero investimentos

    O senador Jayme Campos cobrou o Governo Federal o cumprimento da promessa de investimentos na infraestrutura de Mato Grosso. Na sabatina com os diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Comissão de Infraestrutura do Senado, Jayme questionou sobre a conclusão das obras nas BRs 158 e 242, no Vale do Araguaia, que segundo ele, é uma região extremamente produtiva, que aguarda asfaltamento por pelo menos 20 anos. O senador cobrou ainda do atual ministro dos Transportes, Renan Filho, o investimento de R$1 bilhão prometido para Mato Grosso “até agora nada, zero”.

    Bancada Omissa

    O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (União) não está nada satisfeito com a bancada federal mato-grossense. O motivo seria a falta de posicionamento diante do novo projeto de Reforma Tributária. Segundo o parlamentar, Mato Grosso está entre os estados que sairão perdendo se o novo modelo tributário for aprovado e os deputados federais nada têm agido de forma omissa. Ele aproveitou ainda para levantar um questionamento sobre os políticos eleitos pela população do estado “agora fica uma reflexão sobre quem nós estamos elegendo. Se nós elegemos alguém para gritar, para aparecer, para fazer brincadeiras”, ressaltou Dilmar sem citar nomes, mas deixando claro que a crítica foi direcionada ao deputado federal Abílio Júnior (PL), que vem colecionando cenas de alvoroço na Câmara Federal.

    Novata na bancada federal

    A mais nova deputada federal Gisela Simona (União) deverá assumir a cadeira deixada por Fábio Garcia (União) somente após o recesso parlamentar, ou seja, 1º de agosto. O que está sendo ventilado pela imprensa é que foi feito um acordo entre Gisela, o governador Mauro Mendes (União) e Fábio Garcia, para que ela permaneça no cargo durante 120 dias. Para esse período, Gisela já tem planos: irá levantar a bandeira do consumidor, como já vêm fazendo como secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor no Procon-MT. Além disso irá se posicionar contra a reforma tributária com a seguinte justificativa “o formato atual da reforma traz prejuízos para Mato Grosso”.

    Por incrível que pareça

    O deputado federal Abílio Brunini está em primeiro lugar no ranking do site politicos.org.br, que avalia os melhores políticos do Brasil. Por incrível que pareça, os episódios de confusão protagonizados pelo parlamentar não foram suficientes para tirar dele o pódio. A pesquisa avalia critérios como anticorrupção, antiprivilégios, antidesperdícios, condenações, como votou nos projetos de lei e avaliação popular. As deputadas federais Amália Barros e Coronel Fernanda ocupam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

    Pai e Filho contra a PL da pesca

    O deputado federal Emanuelzinho (MDB) resolveu dar uma forcinha ao seu pai, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), que está mobilizando a bancada federal para judicializar o PL nº 1363/2023, denominado Transporte Zero. O projeto proíbe a comercialização, o armazenamento e o transporte dos peixes oriundo dos rios de Mato Grosso e de acordo com o prefeito “isso é uma facada nas costas da nossa gente, economia e história”. Emanuelzinho, que é vice-líder do governo na Câmara Federal, está viabilizando as articulações.