24 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 17, 2024
spot_img

Eleições: Rússia pode impactar campanha de Lula e Bolsonaro

Em plena corrida eleitoral,a guerra provocada pela Rússia, ao invadir a Ucrânia deverá ter um impacto substancial nos rumos da eleição presidencial brasileira, em outubro, segundo especialistas políticos.O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por motivos diferentes, aproximam-se em relação à guerra no Leste Europeu. Tanto um como o outro são associados com o campo do agressor, o presidente russo Vladimir Putin. Tanto um como o outro tentam se distanciar dele.
PRESSÃO

Ucrânia amanhece sob ataque russo - Jornal O Globo
Justamente no dia em que uma resolução condenando o ataque russo à Ucrânia será votada no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), embaixadores em serviço no Brasil convocaram a imprensa nacional para demonstrar incômodo com a posição do Brasil em relação ao conflito e pedir uma “condenação veemente”.“Estamos passando uma mensagem muito clara ao governo brasileiro, que tem a responsabilidade grande, por estar membro do Conselho de Segurança”, afirmou o embaixador que representa a União Europeia, Ignacio Ybañez.
GUEDES FIRME
Contrariando todos os comentários que sinalizam a demissão do ministro da economia, Paulo Guedes, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (25/2) que seu casamento com o ministro da Economia, Paulo Guedes, “é indissolúvel” e que “não existe divórcio”. A declaração ocorreu durante evento de lançamento do modelo regulatório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro),”Chegou dado momento que falei: Paulo Guedes, acabou a cota do secretário aí. Ou resolve agora… O meu casamento com Paulo Guedes é indissolúvel. Não existe divórcio, tá?”, apontou.
DEU NA MÍDIA
Programa Inova Agro vai integrar as iniciativas institucionais do Agronegócio - Agronegócio - Gente de Opinião
Serviços, agro e micro e pequenas empresas pedem que Senado engavete reforma tributária Entre outras críticas, o grupo diz que a proposta não tem qualquer estudo de impacto, é inoportuna por acontecer em ano eleitoral e geraria aumento da carga tributáriaEntre outras críticas, o grupo diz que a proposta não tem qualquer estudo de impacto, é inoportuna por acontecer em ano eleitoral e geraria aumento da carga tributária, especificamente para atividades essenciais como saúde, educação, além do agronegócio, comércio, serviços, construção civil, atividade imobiliária, indústrias intensivas em mão de obra e, genericamente, para o universo dos micros, pequenos e médios contribuintes optantes do Simples e do Lucro Presumido.“
FORA DO GOVERNO
Enquanto cumpria agenda em São Paulo, diretor-geral da Polícia Federal. delegado Paulo Maiurino, que estava no cargo desde abril de 2021, foi exonerado pelo governo Bolsonaro nesta sexta-feira (25),O delegado Paulo Maiurino, que estava no cargo desde abril de 2021,No lugar dele, entra o delegado Márcio Nunes de Oliveira.O anúncio foi feito pelo Ministro da Justiça, Anderson Torres, pelas redes sociais.O novo comandante da PF, Márcio Nunes de Oliveira, é o quinto nome a assumir o cargo desde o início do governo Bolsonaro. Subordinada ao Ministério da Justiça, a Polícia Federal tem sido alvo de disputas internas no governo.
MAIS PESQUISAS
Lava Jato descartou prisão de Lula para não torná-lo um 'mártir vivo' - CartaCapital

A mais recente pesquisa Ipespe para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta sexta-feira (25), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente nas intenções de voto no cenário estimulado, sendo o nome escolhido por 43% dos entrevistados, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 26%. Os pré-candidatos Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) aparecem com 8% e 7%, respectivamente, das menções.
MENOS COTADOS
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 3% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB), Eduardo Leite (PSDB), André Janones (Avante) e Felipe d’Avila (Novo) registram 1% das intenções. O nome de Alessandro Vieira (Cidadania) foi citado, mas não chegou ao indicativo de 1%.
INFORME
Privatização dos Correios: mais um ataque à soberania nacional! - SINDCEFET-MG | Sindicato dos Docentes do CEFET-MG
O Ministério das Comunicações (MCom) abriu consulta pública sobre o processo de privatização dos Correios. O projeto de lei 591/2021, que atualiza o marco regulatório do Sistema Nacional de Serviços Postais (SNSP) e privatiza os Correios, está parado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O relator do PL, senador Márcio Bittar (MDB-SP), disse que espera encaminhamento do governo federal para pautar a votação.
MAIS AUMENTOS
Sem sombra de dúvidas, a invasão da Ucrânia pela Rússia terá impacto “inegável” no custo das companhias aéreas, alertou o presidente da Latam, Jerome Cadier. — Infelizmente na situação que está o setor, estes aumentos vão impactar os preços das passagens. É uma pena, especialmente em um momento no qual o que mais queremos é voltar a voar – escreveu Jerome em um post no Linkedin. A guerra deve impactar o setor em três frentes, segundo Jerome. A primeira, mais imediata e óbvia, é o preço do combustível e o câmbio
SEM QUARENTENA
Venezuela fecha fronteira com o Brasil às vésperas das eleições presidenciais | Roraima | G1
A fronteira terrestre entre Brasil e Venezuela foi reaberta após quase dois anos de fechamento devido à covid-19, disseram nesta sexta-feira as autoridades venezuelanas.O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fechou as travessias em março de 2020 em meio a uma quarentena nacional, permitindo apenas o transporte de carga.
ECONOMIA
O Banco Central informou nesta sexta-feira (25) que as contas do setor público registraram superávit primário de R$ 101,833 bilhões em janeiro deste ano. O superávit primário acontece quando as receitas com impostos superam as despesas, desconsiderando os juros da dívida pública. Quando acontece o contrário, o resultado é de déficit primário.Esta foi a primeira vez que o saldo positivo ultrapassou a marca de R$ 100 bilhões desde o início da série histórica (dezembro de 2001).

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS