MATO GROSSO

PF faz operação contra exploração sexual infantojuvenil

publicidade

publicidade

Curitiba/PR. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (16/7), a Operação Cyber Trace 3, com o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva na cidade de Curitiba, em endereços relacionados a indivíduos envolvidos com os crimes de extorsão sexual, estupro de vulnerável, produção e compartilhamento na internet de imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes.

As investigações tiveram início a partir de monitoramento e de informações recebidas por intermédio da INTERPOL, oriundas do país de residência de uma das vítimas identificadas.

Durante o cumprimento das medidas judiciais, além da execução do mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, foi realizada a prisão em flagrante de outro homem, que se encontrava em posse de arquivos relacionados à exploração sexual infantojuvenil.

Também foram apreendidos equipamentos utilizados pelos investigados, os quais serão submetidos à perícia.

Nomenclatura e alerta
Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota preferencialmente as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.

Leia Também:  PM prende homem por porte ilegal de arma de fogo e ameaça no interior de MT

A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanhar o uso da internet por crianças e adolescentes, como forma de reduzir riscos e proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.

Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná
Contato: (41) 3251-7809
E-mail: [email protected]

 

Fonte: Polícia Federal

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade