MATO GROSSO

OAB pode suspender advogados presos por esquema de fraude no TJMT

publicidade

publicidade

Os sete advogados presos durante a Operação Sepulcro Caiado, que investiga um esquema milionário de desvios da Conta Única do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), poderão ter seus registros profissionais suspensos, caso fique comprovada a participação nos crimes. A informação foi confirmada pela presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.

Em entrevista à TV Vila Real, Gisela afirmou que a instituição acompanha de perto os desdobramentos da operação e não irá “coadunar com práticas criminosas, sejam elas praticadas por advogados ou servidores públicos”. Segundo ela, serão abertas representações disciplinares contra os envolvidos, caso as investigações confirmem os ilícitos.

“A partir do momento em que houver comprovação, os advogados responderão a processos disciplinares com base no Estatuto da Advocacia e no Código de Ética da OAB. As sanções vão de censura até a exclusão definitiva da Ordem”, explicou a presidente. Os casos serão analisados pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da entidade.

O esquema, segundo a Polícia Civil, era operado por uma quadrilha composta por advogados e empresários, que simulavam ações judiciais com documentos falsos e movimentavam valores por meio de alvarás fraudados com auxílio de servidores do Judiciário. O prejuízo ainda está sendo apurado.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mulher mata padrasto com facada no coração e é presa horas depois em Cuiabá

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Slide anterior
Próximo slide

publicidade