Aproximadamente 1,1 tonelada de documentos da Polícia Civil de Mato Grosso que perderam a validade foram descartadas na manhã de quinta-feira (23.10), em uma empresa de reciclagem, em Várzea Grande.
Essa foi a terceira edição de descarte realizada neste ano de 2025, pela equipe de policiais civis do Arquivo Central, da Diretoria de Administração Sistêmica, da Polícia Civil.
O montante de papéis que passou do prazo de guarda (tempo de validade) e que estava acondicionado no Arquivo Central, foi transportado em um caminhão da empresa prestadora do serviço.
Posteriormente o material é levado para o processo de picotagem em uma máquina específica e transformado em material reciclado.
O ato de descarte obedece a critério da Resolução nº 40, do Conselho Nacional de Arquivos, datada de 9 de dezembro de 2014, que dispõe sobre os procedimentos para eliminação de documentos.
O Arquivo Central da Polícia Civil, localizado na Rua 2, Setor 2 do bairro CPA III, concentra centenas de documentos, de todas épocas, remetidos pelas delegacias e setores administrativos da Instituição, como boletins de ocorrências, processos, segundas vias de inquéritos policiais, entre outros documentos.
Fonte: Policia Civil MT – MT






























