Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Festival Tainha Dourada de Itajaí confirma cineasta Tizuka Yamasaki e exibe 40 filmes em novembro

publicidade

De 3 a 8 de novembro, Itajaí recebe a 14ª edição do Festival de Cinema Tainha Dourada, que se consolida como um dos principais espaços de exibição e formação do audiovisual catarinense. Com o tema “Todas as Histórias Regionais”, o evento valoriza produções locais e a diversidade das narrativas brasileiras, com uma programação gratuita que inclui mostras, oficinas, palestras e painéis. As atividades serão distribuídas nos seis dias em todos os turnos, mas exigem inscrição prévia no site tainhadourada.com.br.

A convidada especial desta edição é a cineasta gaúcha Tizuka Yamasaki, uma das pioneiras do cinema brasileiro contemporâneo. Ela participará da abertura oficial do festival, no dia 3 de novembro, a partir das 9h30, no Teatro Adelaide Konder, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com a exibição do seu último trabalho, o longa Encantados (2018), seguida de um bate-papo com o público.

Entre seus trabalhos de maior destaque estão “Gaijin 2 – Ama-me Como Sou”, vencedor no Festival de Cinema de Gramado, e o sucesso “Lua de Cristal”, estrelado por Xuxa Meneghel e Sérgio Mallandro, que se manteve entre os filmes brasileiros mais assistidos de toda a década de 1990, com de 5,1 milhões de espectadores.

“O festival cresce a cada edição e amplia sua relevância no cenário cultural catarinense. Reunir nomes como Tizuka Yamasaki e tantos profissionais de destaque é uma oportunidade única para o público e para quem atua no setor audiovisual”, destaca o produtor executivo Fábio Cadôr.

Leia Também:  Mais de 20 artistas se reúnem nesta quarta-feira no CIC em concerto solidário para o músico Luiz Gama, o Pelé

40 FILMES SELECIONADOS

Realizado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em parceria com a Rockset Filmes, o festival exibirá 40 curtas-metragens selecionados entre 555 inscritos de vários países, nas categorias Curta Universitário (Catarinense, Nacional e Internacional), Curta Profissional Catarinense e Curta Profissional Nacional. Ao todo, serão entregues mais de 20 prêmios, entre troféus e valores em dinheiro.

A mostra “Peixe Grande” vai exibir uma seleção de longas do cinema catarinense, entre eles Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor, Lua em Sagitário, Pequeno Segredo, O Último Filme do Meu Pai, Quando o Brasil Era Moderno, Uma Carta para Ferdinand e Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo.

Além das exibições, a programação contará com atividades formativas e experiências culturais em parceria com instituições e marcas como ARRI, LUMIX Panasonic, Projeto Paradiso, B_arco, SEBRAE e a plataforma Transforma, com a presença de profissionais renomados do mercado audiovisual.

PREMIAÇÕES

O Tainha Dourada entregará mais de 20 prêmios. Nas categorias Universitárias (Catarinense e Nacional), serão premiados os melhores em Documentário, Ficção, Animação, Roteiro, Direção, Fotografia, Áudio, Edição, Direção de Arte, Ator, Atriz e Voice Talent. A categoria internacional destacará o Melhor Filme Universitário Internacional. Já nas categorias profissionais, o festival reconhecerá os destaques do cinema catarinense e nacional com os prêmios de Melhor Curta Catarinense e Melhor Curta Nacional.

Leia Também:  Músicos de Santa Catarina participam do Conexão Autoral

SOBRE O TAINHA DOURADA

Criado em 2012 pelo curso de Produção Audiovisual da Univali, o Festival Tainha Dourada consolidou-se como um dos principais eventos de cinema universitário do Sul do Brasil. Em 2025, a iniciativa reforça a conexão entre o ambiente acadêmico e o mercado profissional, em uma edição marcada pela parceria entre a Univali e a Rockset Filmes, que ampliou a programação com categorias regionais e profissionais.

Para garantir acessibilidade e inclusão, o festival contará com recursos como legendas descritivas e palestras com intérpretes de Libras, conforme demanda. A programação inclui ainda ações de formação nas escolas municipais de Itajaí, incentivando desde cedo o contato com o audiovisual e o fortalecimento do cinema regional.

O 14º Festival de Cinema Tainha Dourada é viabilizado por meio do Prêmio Catarinense de Cinema 2023 – Edição Especial Lei Paulo Gustavo, promovido pelo Governo Federal, com realização da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade