O Consórcio já está contribuindo com um mapeamento técnico e detalhado dos impactos por estado e por setor, estimando perdas econômicas e identificando empresas e produtos atingidos.
Por Humberto Azevedo
Diante das novas barreiras tarifárias anunciadas pelos Estados Unidos — apelidadas de “tarifaço” —, o Consórcio Nordeste deu início a uma articulação emergencial com o governo federal, por meio da APEXBrasil e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, para proteger os setores produtivos da região e evitar prejuízos à economia e ao emprego nos estados nordestinos.
As tarifas norte-americanas atingem diretamente cadeias produtivas estratégicas do Nordeste, como fruticultura, apicultura, setor têxtil, calçadista, metalmecânico e indústria automotiva, ameaçando milhares de empregos, pequenos e médios negócios e arranjos produtivos locais que sustentam a economia regional.
O Consórcio já está contribuindo com um mapeamento técnico e detalhado dos impactos por estado e por setor, estimando perdas econômicas e identificando empresas e produtos atingidos. A proposta é articular novos mercados, reforçar a capilaridade das exportações e conectar os produtos nordestinos a novas rotas internacionais.
Além disso, os governadores nordestinos terão uma agenda conjunta com o presidente Lula nos dias 5 e 6 de agosto, em Brasília, para alinhar medidas e fortalecer o enfrentamento às tarifas de 50% prometidas pelo governo dos EUA a todas as exportações brasileiras com destino àquele país para a partir da próxima sexta-feira, 1º de agosto.
“O Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas. Estamos somando forças com a APEXBrasil e o MDIC para garantir a proteção dos nossos empregos, das nossas empresas e da nossa capacidade produtiva. Vamos defender a economia do Nordeste é defender o Brasil. E é com esse espírito que estamos somando forças”, afirmou o presidente do Consórcio Nordeste, governador Rafael Fonteles.
Com informações de assessoria.




























