Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Brasil e UE retomam confiança e voltam ao sistema de pré-listagem

publicidade

O diálogo técnico entre Brasil e União Europeia ganhou novo fôlego com a consolidação de avanços sanitários que fortalecem o comércio agroalimentar entre as duas partes. Reunidos em São Paulo nesta quinta-feira (23.10), representantes do Ministério da Agricultura e da Comissão Europeia definiram medidas que reforçam a cooperação e restabelecem mecanismos suspensos nos últimos anos.

O principal resultado foi a retomada do sistema de pré-listagem para os frigoríficos brasileiros exportadores de carne de aves. O procedimento, que havia sido interrompido em 2018, devolve ao Brasil a autonomia para indicar e habilitar plantas que atendam integralmente às normas sanitárias europeias. Na prática, o país volta a ter um processo mais rápido, transparente e previsível para autorizar novos estabelecimentos a exportar ao bloco.

Atualmente, cerca de 30 unidades estão habilitadas, mas a reativação do pré-listing deve ampliar significativamente esse número nos próximos meses. A medida representa o reconhecimento, por parte da União Europeia, da robustez do sistema brasileiro de inspeção e controle sanitário.

A parceria comercial entre Brasil e União Europeia sempre teve destaque no setor de carnes. Antes da suspensão, o país enviava mais de meio milhão de toneladas anuais de carne de frango ao bloco europeu. Mesmo com a redução dos embarques, a Europa segue como destino importante para as proteínas brasileiras, incluindo frango, peru e pato.
Entre janeiro e setembro de 2025, as exportações de carne de aves somaram mais de 137 mil toneladas, demonstrando espaço para retomada e crescimento.

Leia Também:  Governador veta projeto que alterava regras ambientais

Além do tema das carnes, o encontro abordou outras pautas estratégicas da agenda sanitária bilateral. Estão entre elas a auditoria no sistema de pescados, o reconhecimento mútuo de produtos orgânicos, novas discussões sobre regionalização de enfermidades e a inclusão de ovos e carne bovina no mecanismo de pré-listagem.
As delegações também avançaram no debate sobre certificação eletrônica e harmonização de procedimentos, com o compromisso de manter diálogo permanente e reuniões periódicas de alto nível. A próxima rodada está prevista para o primeiro trimestre de 2026.

Durante o mesmo dia, foi aberta em São Paulo a Missão Empresarial Agroalimentar da União Europeia, dedicada a ampliar parcerias entre empresas brasileiras e europeias. O governo brasileiro reforçou seu compromisso com a previsibilidade nas relações comerciais e com a transparência regulatória — fatores que elevam a competitividade e a confiança mútua.

O setor produtivo brasileiro saudou a volta do pré-listing como um marco importante, que proporciona mais autonomia ao país e consolida a credibilidade do agronegócio nacional junto ao mercado europeu. A retomada do mecanismo abre um novo ciclo de oportunidades para o Brasil, unindo segurança sanitária, fortalecimento institucional e expansão comercial.

Leia Também:  Vazio sanitário do algodão para controle do bicudo vai até setembro

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade