O ministro-ouvidor Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), recepcionou o ouvidor-geral do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargador Rodrigo Roberto Curvo, em visita institucional, realizada em Brasília, na quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026.Na agenda, foram apresentados a estrutura organizacional, os fluxos internos de tramitação das manifestações e os mecanismos de monitoramento adotados pela Ouvidoria do STJ, consolidada como instrumento de diálogo entre o Judiciário e a sociedade. Em 2025, o órgão recebeu 5.289 manifestações, das quais 5.274 foram encerradas, com tempo médio de resposta de cinco dias — indicador que evidencia eficiência administrativa e compromisso com a transparência e a resolutividade.
Durante o encontro, foram debatidas boas práticas de gestão, padronização de procedimentos, tratamento de demandas sensíveis e estratégias para ampliação da participação social. O momento também permitiu o compartilhamento de experiências e resultados do projeto Ouvidoria Cidadã, iniciativa da Ouvidoria-Geral do Poder Judiciário de Mato Grosso voltada à interiorização dos serviços e à aproximação direta com a população. Em 2025, o projeto esteve presente nas comarcas de Rondonópolis, Jaciara, Primavera do Leste e Barra do Garças, fortalecendo o diálogo com magistrados, servidores, advogados, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
https://cms-midia.tjmt.jus.br/dsaportaltjmt/biblioteca-midia/02ae0000-0aa4-0a58-0cc2-08de6a7ecbba/02ae0000-0aa4-0a58-0eed-08de6a7ecbba.webp
Na avaliação institucional a atuação das Ouvidorias vai além do recebimento de manifestações, constituindo-se em instrumento estratégico de gestão e aperfeiçoamento institucional. “As Ouvidorias exercem papel fundamental na consolidação da transparência, da escuta qualificada e da melhoria contínua dos serviços prestados pelo Judiciário. A troca de experiências com o STJ fortalece nosso compromisso com a modernização e com a ampliação do acesso do cidadão aos canais institucionais”, afirmou o des. Rodrigo Curvo.
Na avaliação institucional a atuação das Ouvidorias vai além do recebimento de manifestações, constituindo-se em instrumento estratégico de gestão e aperfeiçoamento institucional. “As Ouvidorias exercem papel fundamental na consolidação da transparência, da escuta qualificada e da melhoria contínua dos serviços prestados pelo Judiciário. A troca de experiências com o STJ fortalece nosso compromisso com a modernização e com a ampliação do acesso do cidadão aos canais institucionais”, afirmou o des. Rodrigo Curvo. A visita reafirma o compromisso da Ouvidoria-Geral do Poder Judiciário de Mato Grosso com o aperfeiçoamento permanente de suas práticas e com a construção de uma atuação cada vez mais eficiente, transparente e próxima da sociedade.
Participaram da agenda institucional o juiz auxiliar da Ouvidoria do TJMT, Bruno D’Oliveira Marques, e a ouvidora auxiliar do STJ, Valéria Ferraz Guimarães.
Autor: Assessoria
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
COMENTE ABAIXO:
12






















