O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avalia uma ampla gama de opções militares contra o Irã, incluindo bombardeios e operações encobertas, mas ainda não tomou uma decisão, segundo reportagem do “The New York Times”, baseada em fontes do governo norte-americano. Entre os cenários discutidos está, inclusive, a possibilidade de mudança de regime em Teerã.
De acordo com o jornal, as alternativas vão desde novos ataques a instalações nucleares e militares iranianas até ações secretas de forças especiais para atingir partes do programa nuclear que não teriam sido destruídas no bombardeio realizado pelos EUA em junho de 2025. Autoridades ouvidas pela Reuters afirmam que ataques direcionados a líderes e forças de segurança do regime também estão sendo considerados para estimular protestos internos.
Apesar da pressão crescente dentro do governo, Trump ainda não autorizou nenhuma ação militar. Segundo a reportagem, as opções atuais são mais amplas do que aquelas avaliadas em janeiro, quando os EUA chegaram perto de atacar o Irã, mas recuaram após mediações diplomáticas e gestos do regime iraniano.
As tensões aumentaram nesta semana após Trump afirmar que espera não precisar usar “navios grandes e poderosos” contra o Irã, ao mesmo tempo em que reforçou que Teerã não pode ter armas nucleares. Enquanto os EUA mantêm o porta-aviões USS Abraham Lincoln no Oriente Médio, o Irã diz estar aberto ao diálogo, mas promete responder “como nunca antes” caso seja atacado.














