Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

SINTEMA-MT comemora conquista: governo autoriza concurso público com 150 vagas para a Sema em 2026

publicidade

O Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (SINTEMA-MT) comemorou a sanção da Emenda nº 29 à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, que cria 100 novas vagas para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

A proposta, de autoria da deputada em exercício à época, Sheila Klener, eleva para 150 o total de vagas previstas no próximo concurso público da pasta, autorizado pelo Governo de Mato Grosso e publicado na edição extra do Diário Oficial do Estado da última quarta-feira (9).

Para o o presidente do SINTEMA-MT, Jeferson Souza, a medida representa uma conquista histórica para os servidores ambientais e resultado direto da articulação entre o sindicato, o Legislativo e o Executivo estadual.

“Cada nova vaga representa mais força para o meio ambiente e mais reconhecimento para o servidor público”, destacou ele.

O papel da deputada
Servidora de carreira da Sema, Sheila Klener tem sido uma das principais vozes na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em defesa da reestruturação da carreira ambiental. Ela lembrou que essa vitória é fruto de uma luta iniciada ainda em 2023, quando apresentou uma proposta semelhante na LDO daquele ano, que acabou vetada por vício de iniciativa.

Leia Também:  Setembro Amarelo é um convite para o despertar da sensibilidade e da percepção

“Em 2023 eu fiz uma emenda na LDO solicitando o concurso público. Foi aprovada pelos deputados, no entanto vetada pelo governador por vício de iniciativa. Agora eu voltei para a Assembleia e tive a oportunidade de colocar a emenda 29 aumentando o número para 100 vagas. Foi aprovada e sancionada pelo governador”, afirmou a parlamentar em exercício.

Concurso público da Sema
De acordo com o documento publicado no Diário Oficial, o concurso está previsto para 2026 e deve contemplar cargos de nível superior voltados à área ambiental. O quantitativo total de 150 vagas será destinado ao fortalecimento das equipes técnicas da secretaria, responsáveis pela fiscalização, licenciamento e monitoramento ambiental em todo o Estado.

Os detalhes sobre cargos, salários e cronograma serão definidos pela Sema e divulgados em edital próprio, conforme o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da pasta e a LOA (Lei Orçamentária Anual).

Avanço para o meio ambiente
A diretora Eulinda Lopes destacou que o concurso representa um passo fundamental para fortalecer a atuação da Sema e garantir a continuidade das políticas públicas ambientais em Mato Grosso. O SINTEMA MT reitera sua posição que concurso público é sinônimo de valorização, eficiência e compromisso com a sociedade.

Leia Também:  Invasão em fazenda no interior de MT é impedida pela ação da PM e Polícia Civil

Com isso, o Sindicato segue lutando por direitos, oportunidades e reivindicações, simbolizando uma vitória coletiva dos servidores e da categoria ambiental. O sindicato reiterou que continuará acompanhando os próximos passos até a publicação do edital.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade