
A capacitação, voltada a magistrados(as) e servidores(as), será ministrada pela pesquisadora, docente, gestora e referência nacional em políticas públicas de igualdade racial, Silviane Ramos Lopes da Silva, que também é quilombola e descendente de Tereza de Benguela. Com doutorado em Sociologia (UFSCar) e mestrado em História (UFMT), a experiência da instrutora une teoria e prática para provocar reflexões profundas sobre o tema. A metodologia inclui aulas expositivas vivas e dialogadas, estudos de caso reais, atividades reflexivas e leituras dirigidas que ajudam a expandir repertório e sensibilidade.
A formação visa fortalecer o compromisso do PJMT com práticas de justiça racial, oferecendo uma compreensão profunda sobre como o racismo estrutura relações, decisões e dinâmicas institucionais — especialmente no sistema de Justiça. A formação integra a programação do mês da Consciência Negra e reúne autores e autoras centrais do pensamento antirracista.
Também estão entre os eixos temáticos a formação histórica da raça e do racismo, estereótipos, preconceito e discriminação racial, racismo estrutural, institucional, intersubjetivo e recreativo, branquitude e privilégios raciais, ações afirmativas, política de cotas e processos de heteroidentificação e legislações e políticas públicas de igualdade racial.
🔗 Faça agora mesmo sua Inscrição e faça parte dessa mudança: https://evento.tjmt.jus.br/inscricao-evento/06000000-0aa7-0a58-3640-08de2613804f
Curso “Letramento Racial e Antirracismo – 2ª Edição – 2025”
Autor: Talita Ormond
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
























