A nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11), aponta Lula na liderança em todos os cenários de 1º turno e à frente de Flávio Bolsonaro (PL) no 2º turno, mas com vantagem reduzida. A diferença, que era de dez pontos em dezembro, caiu para cinco. O levantamento indica estabilidade na avaliação do presidente e consolida Flávio como principal nome da oposição, segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes.
Na aprovação do governo, 49% desaprovam Lula, 45% aprovam e 6% não souberam responder, números estáveis dentro da margem de erro de dois pontos. No 1º turno, Lula varia entre 35% e 39% das intenções de voto, enquanto Flávio oscila entre 29% e 33%. No 2º turno, a vantagem do presidente caiu gradualmente: de dez pontos no fim de 2025 para sete em janeiro e agora cinco. “A pesquisa revela uma diminuição residual da vantagem de Lula para Flávio”, afirma Nunes.
Entre os eleitores independentes, que representam 32% do eleitorado, a disputa também apertou. Lula tinha 37% contra 21% de Flávio em janeiro; agora aparece com 31%, enquanto o senador soma 26%. O levantamento mostra ainda rejeição elevada e praticamente igual: 54% para Lula e 55% para Flávio. Para o diretor da Quaest, “a divisão do país aparece também na aprovação do governo”.
A pesquisa indica que 57% avaliam que Lula não merece ser reeleito, embora 55% acreditem que ele venceria alguém da família Bolsonaro. Quando questionados sobre o que mais temem para o país, 44% dizem recear a volta da família Bolsonaro ao poder, enquanto 41% afirmam temer a reeleição do atual presidente. “Fundamental para projetar o resultado de 2022, a variável que mede o medo continua sugerindo um empate técnico se a eleição for entre os dois polos”, conclui Nunes.














