A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu no dia 07 de outubro, a entrega do diagnóstico situacional do projeto ESPIE – Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências, coordenado pelo Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Ministério da Saúde, o PROADI-SUS, o CONASEMS e o CONASS.
Segundo a Secretaria de Saúde, o encontro teve como objetivo apresentar as observações iniciais e os próximos passos da iniciativa, que busca fortalecer a gestão de políticas públicas baseadas em evidências, incluindo a capacitação do grupo condutor e dos trabalhadores, a sensibilização dos gestores e o envio de um projeto de lei para institucionalizar a ação no município.
O prefeito, Chico Mendes, falou sobre a importância da parceria com o Hospital Sírio-Libanês e através do projeto qualificar o serviço de saúde.
“Essa parceria com o Hospital Sírio-Libanês é fundamental para qualificar os serviços de saúde em Diamantino. Nosso objetivo é oferecer atendimento de excelência para todos os cidadãos.”
O encontro contou com a participação da preceptora Fernanda Carrer, responsável por liderar as atividades do projeto em Diamantino. Ela destacou a importância do grupo condutor.
“Começamos uma nova fase, agora formando um grupo que vai trazer mais evidência científica para Diamantino. O que esperamos é que cada vez mais as políticas públicas e os programas sejam baseados em evidências.”
A secretária de Saúde, Adélia Maria, reforçou o impacto da iniciativa e destacou como a parceria vai fortalecer o trabalho da equipe de saúde no município.
“Isso vai nos ajudar bastante no nosso trabalho, que realizamos com muita dedicação, carinho e responsabilidade. Queremos oferecer uma saúde de qualidade para nossos munícipes, e essa parceria vai nos fortalecer ainda mais.”
O projeto ESPIE tem como finalidade apoiar a implementação de políticas públicas fundamentadas em evidências científicas, promovendo mais eficiência, transparência e resultados para a população. Diamantino é uma das oito cidades selecionadas no Brasil para integrar o projeto e se destaca como uma das duas únicas prefeituras envolvidas entre as demais instituições participantes.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

































